O rei Charles III - Getty Images
Charles III

Convite para juramento de lealdade à monarquia vira piada no Reino Unido

Para críticos, prática deveria ter sido abolida nos tempos de Elizabeth I

Giovanna Gomes Publicado em 02/05/2023, às 08h24

Uma proposta criada recentemente pela realeza britânica para tentar se aproximar do público durante a coroação de Charles III acabou se tornando um grande fiasco e motivo de piada nas redes sociais.

Ao convidar a população a jurar lealdade ao novo rei da Inglaterra — prática até então reservada apenas aos nobres — a monarquia buscava modernizar a própria imagem, mas acabou chamando atenção de grupos que defendem a abolição desse sistema de governo. Como destacou o portal MediaTalks, desde que o convite foi feito, no último sábado, uma grande onda de críticas tomou conta da mídia britânica e das redes sociais.

Lealdade ao rei

"Juro que prestarei verdadeira lealdade a sua majestade e a seus herdeiros e sucessores de acordo com a lei. Que Deus me ajude", deverão dizer os súditos durante a cerimônia de coroação. A frase substituirá a tradicional Homenagem dos Pares, na qual os lordes hereditários fazem uma promessa ao monarca pessoalmente.

Logo após a frase, haverá um toque de fanfarra. Nesse momento, o arcebispo de Canterbury proclamará "Deus salve o rei", seguido pelos súditos respondendo: "Deus salve o rei Charles. Viva o rei Charles. Que o rei viva para sempre."

Segundo a fonte, o convite foi chamado de "ofensivo, surdo e um gesto que despreza o povo" pela organização antimonarquista Republic, que lidera o movimento #NotMyKing. O grupo luta pela eleição direta de um chefe de Estado, em vez de um rei que herda o cargo.

Graham Smith, o líder da organização, destacou que, em uma democracia, o chefe de Estado “deve jurar lealdade ao povo, e não o contrário” e que “esse tipo de absurdo deveria ter morrido com Elizabeth I, não sobrevivido a Elizabeth II”.

Piadas na internet

Se por um lado, houve aqueles que protestaram com fúria e argumentos após o anúncio da monarquia, também ganharam destaque nas redes sociais as publicações de memes e piadas com a situação. Uma dessas publicações fazia alusão ao conhecido diálogo do então príncipe Charles com Camilla Parker-Bowles, gravado por meio de escuta telefônica nos anos 1990, em que o amante disse que gostaria de ser o absorvente dela.

⚡️ Tampon King pledges allegiance to tampons everywhere in his kingdom. Says he wants to be a tampon⚡️

" I swear that I will pay true allegiance to tampons, of all brands, sizes, and prices in Britain and all our colonised territories. I'd love to be a tampon "#TheTamponKing pic.twitter.com/jalIPLSMCQ

— ... (@FreeNortherners) May 1, 2023
Mundo Rei notícias piadas coroação crise lealdade charles iii juramento

Leia também

Estudante de SP registra foto de galáxia a 14 milhões de anos-luz da Terra


Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Quartel da Guerra Revolucionária queimado por britânicos é encontrado nos EUA


Nasa: Quinta lua de Júpiter é capturada na Grande Mancha Vermelha pela primeira vez