Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Nasa: Quinta lua de Júpiter é capturada na Grande Mancha Vermelha pela primeira vez

A lua vista pela Nasa possui o formato de uma simples batata e leva cerca de 0,498 dias terrestres para completar uma órbita; confira!

Amalteia é vista pela primeira vez na superfície de Júpiter - Reprodução / NASA
Amalteia é vista pela primeira vez na superfície de Júpiter - Reprodução / NASA

A NASA (Agência Espacial dos Estados Unidos) fez história ao registrar pela primeira vez o trânsito de Amalteia, a quinta lua de Júpiter. Durante o 59° sobrevoo da Missão Juno, realizado em 7 de março, a sonda capturou imagens nítidas do satélite atravessando a Grande Mancha Vermelha de Júpiter.

No momento do registro, a sonda Juno estava a cerca de 265 mil quilômetros acima das nuvens de Júpiter, a aproximadamente 5 graus ao norte do equador. Amalteia, com um raio de apenas 84 quilômetros, foi observada cruzando o gigante gasoso.

Devido à sua massa insuficiente para assumir uma forma esférica, a lua tem um formato irregular, semelhante a uma batata. Em 2000, a sonda Galileo da NASA revelou detalhes da superfície de Amalteia, incluindo crateras de impacto, colinas e vales.

Vislumbre da lua Amalteia na Grande Mancha Vermelha - Reprodução / NASA

Objeto mais vermelho

Parte do sistema de luas de Júpiter, Amalteia completa uma órbita ao redor do planeta em 0,498 dias terrestres. Notavelmente, Amalteia é o objeto mais vermelho do sistema solar e emite mais calor do que recebe do sol.

De acordo com a CNN Brasil, esse fenômeno ocorre devido ao intenso campo magnético de Júpiter, que induz correntes elétricas no núcleo da lua. Outra possível explicação para o calor emitido é a tensão das marés causadas pela gravidade de Júpiter.