Donald Trump - Divulgação/Youtube
Pandemia

Coronavírus: Trump diz que EUA teriam "2 milhões de mortos se tivessem seguido Brasil e Suécia"

O presidente norte-americano fez a afirmação hoje, 5, em discurso na frente da Casa Branca, durante uma coletiva de imprensa

Vanessa Centamori Publicado em 05/06/2020, às 16h20

Durante uma coletiva nesta sexta-feira, 5, na Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a situação dos norte-americanos estaria pior no combate ao novo coronavírus caso o país tivesse seguido o exemplo do Brasil e da Suécia. 

"Se você olhar para o Brasil, eles estão passando por dificuldades. A propósito, eles estão seguindo o exemplo da Suécia. A Suécia está passando por um momento terrível", afirmou Trump, na coletiva. 

A afirmação do presidente norte-americano foi compartilhada no Twitter pelo deputado federal Alessandro Molon, por meio de um vídeo. Ao pegar o gancho da fala do líder dos EUA, Molon criticou o presidente brasileiro, dizendo que "Bolsonaro envergonha o Brasil".

Trump acaba de dar uma forte pancada em Bolsonaro! Disse que, se tivesse agido como o Brasil, os EUA chegariam a 2,5 milhões de mortos. Até o aliado de Bolsonaro reconhece a desgraça que é o governo! Bolsonaro envergonha o Brasil. Precisamos voltar a ser um bom exemplo pro mundo. pic.twitter.com/UkGDQvHktg

— Alessandro Molon (@alessandromolon) June 5, 2020

Em seu discurso, o líder norte-americano aproveitou para se posicionar, ao dizer que é hora de acelerar a abertura nos Estados Unidos. Ele ainda imaginou o cenário caso os EUA aderissem à mesma administração imposta aos suecos e brasileiros. "Se tivéssemos feito isso, teríamos perdido 1 milhão, 1 milhão e meio, talvez até 2 milhões ou mais de vidas", disse Trump.

Segundo o Ministério da Saúde, já são 34.212 mortes provocadas pela Covid-19 e 621.877 casos confirmados em território nacional. Nos EUA, são mais de 108 mil mortos e 1,8 milhão de casos da doença. Na Suécia, por sua vez, os números são de 41,8 mil casos e 4,6 mil mortos. Isso segundo as estatísticas da Universidade de Johns Hopkins. 

Brasil Estados Unidos Mundo Donald Trump doença saúde pandemia Suécia coronavírus covid-19

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada