Variante Ômicron - Divulgação/NIAID
Covid-19

Covid-19: primeiro caso da subvariante Éris é confirmado no Brasil

A informação foi confirmada nesta sexta-feira, 18, pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

Redação Publicado em 18/08/2023, às 14h35

Nesta sexta-feira, 18, foi confirmado o primeiro caso da variante do coronavírus, Éris, no Brasil. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde, em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. 

A pessoa infectada com a EG.5, conhecida popularmente como Éris, foi uma moradora da capital paulista de 71 anos. Mesmo com o esquema vacinal em dia, seus sintomas começaram no dia 30 de julho, quando ela se encaminhou para um hospital particular e recebeu alta no dia seguinte. 

Conforme repercutido pelo G1, o Ministério da Saúde esclareceu que as medidas de prevenção seguem as mesmas da Covid-19, mesmo com a verificação do novo caso. Em um comunicado, a secretária da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Ethel Maciel explicou quais medidas devem ser tomadas pela população:

Aquelas pessoas que têm o sistema imunológico com menor possibilidade de uma resposta maior [à doença], como imunocomprometidos, pessoas que estão tratando câncer, que fazem hemodiálise, aquelas pessoas que estamos recomendando desde o início da pandemia, elas devem usar máscara quando forem a locais com aglomerações, fechados, mal ventilados.”, afirmou a secretária da SVSA.

Nova variante

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a EG.5, subvariante da Ômicron, foi detectada em fevereiro de 2023 pela primeira vez e o número de ocorrências tem crescido constantemente. A OMS também afirmou que a subvariante não apresenta riscos mais graves, quando comparada com outras variantes da Covid-19

O Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde também reforçaram a importância de alguns hábitos por parte da população, como manter o esquema vacinal completo contra a Covid-19, higienizar as mãos e cobrir o rosto ao tossir ou espirrar. 

OMS coronavírus covid-19 variante Ômicron Éris

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência