Montagem ilustra queima total do planeta Terra - Pete Linforth/Pixabay
Aquecimento global

Crise climática: Último mês de janeiro foi o mais quente em mais de 70 anos

As temperaturas vêm se mostrado acima da média durante vários meses seguidos, causando preocupação aos especialistas, entenda!

Redação Publicado em 08/02/2024, às 11h28

Com a intensificação da crise climática, as temperaturas ao longo dos últimos tempos vem aumentando cada vez mais. Os últimos 9 anos foram os mais quentes desde que a Humanidade começou a fazer registros meteorológicos, com 2023 tendo sido, de todos, o mais quente: a temperatura anual esteve por volta de 1,27 °C acima da média. 

Este último mês de janeiro de 2024, por sua vez, mais uma vez quebrou recordes neste sentido, tendo sido o mais quente já registrado no mundo. Aliás, ele se segue a outros sete meses recordistas de calor, conforme repercutido pela coluna de Jamil Chade no UOL. 

A situação extrema vem deixando especialistas no clima alarmados. Essa escalada de calor não apenas ameaça o bem-estar e a saúde da população mundial, como também pode causar consequências planetárias desastrosas.

O aumento da temperatura dos oceanos, por exemplo, é uma delas, acarretando o derretimento das calotas polares e a redução populacional de diversas espécies marinhas cuja sobrevivência depende de águas mais frescas. 

Mais detalhes 

"Além de ser o janeiro mais quente já registrado, acabamos de passar por um período de 12 meses com mais de 1,5°C (1,7°F) acima do período de referência pré-industrial", apontou Samantha Burgess, que é a vice-diretora do Programa Copernicus (projeto de observação da Terra da União Europeia). 

As reduções rápidas nas emissões de gases de efeito estufa são a única maneira de impedir o aumento das temperaturas globais", acrescentou a especialista em nota. 
notícias aquecimento global crise climática 2024 2023

Leia também

Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência


Estudante de SP registra foto de galáxia a 14 milhões de anos-luz da Terra


Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Quartel da Guerra Revolucionária queimado por britânicos é encontrado nos EUA