Imagem mostrando o cartaz que provocou controvérsia - Divulgação
Controvérsia

Pôster com suposta representação 'sexualizada' de Jesus Cristo gera críticas

Um cartaz de Páscoa da cidade de Sevilha, na Espanha, foi recebido de forma negativa pela comunidade cristã da região; entenda!

Redação Publicado em 07/02/2024, às 12h23 - Atualizado às 12h24

Um pôster criado pela prefeitura de Sevilha, uma cidade do sul da Espanha, para divulgar sua típica comemoração da Semana Santa — uma tradição religiosa realizada no local desde o século 16 —, foi alvo de críticas recentemente. 

A imagem, que retratava Jesus Cristo, desagradou cristãos conservadores da região devido ao suposto teor "sexualizado" de sua aparência no cartaz. Na imagem, o messias é retratado como um homem jovem de pele branca e cabelos castanhos compridos, usando apenas um pedaço de pano tapando sua virilha. 

Conforme informações repercutidas pela BBC, os críticos da campanha realizada pelas autoridades de Sevilha descreveram o pôster como "ofensivo, homoerótico, afeminado e sexualizado".

Entre os católicos ultrajados pelo cartaz, está o político Javier Navarro. Na opinião dele, que foi divulgada através de sua conta do Twitter, a imagem tem "o intuito de provocar", não sendo adequada para convidar os cristãos a participarem da Semana Santa de Sevilha. 

A resposta do artista 

Já segundo Salustiano Garcia, de 58 anos, o artista por trás da obra, sua representação de Cristo foi feita com "profundo respeito", e é preciso "estar louco" para enxergar tons eróticos nela. Ele ainda enfatizou que não pintou nada que "não tenha sido representado em obras de arte datadas de centenas de anos atrás".

Jesus Cristo notícias Espanha Debate sexualizado

Leia também

Mulher que vive em McDonald's no Leblon lança campanha de arrecadação online


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Meghan e Harry comemoram aniversário de príncipe Archie com festa íntima


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Após 2.300 anos, banheiro de Alexandre, o Grande, é descoberto na Grécia


Príncipe Harry recebe irmãos de Diana em missa, ignorada pela família real