Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Pincelando a História

Exposição fascinante em São Paulo tem quarto de Van Gogh e réplica da Pietà

'Pincelando a História - Os 4 artistas que mudaram a história da arte', retrata a trajetória dos principais mestres da arte e encanta com detalhes que provocam imersão completa

Isabelly de Lima Publicado em 06/02/2024, às 17h00 - Atualizado em 08/02/2024, às 18h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O corredor com 'A Noite Estrelada', de Van Gogh (esq.) e pôster de divulgação da exibição (dir.) - Isabelly de Lima
O corredor com 'A Noite Estrelada', de Van Gogh (esq.) e pôster de divulgação da exibição (dir.) - Isabelly de Lima

Quando falamos de artes visuais, é possível que venha à mente obras de grandes artistas, como: 'Mona Lisa', 'A Noite Estrelada' e até mesmo a fascinante escultura de Davi. Se essas imagens são vívidas em sua imaginação, tenha certeza que você está familiarizado com alguns dos principais artistas da história da arte até hoje.

Para explorar a grandiosidade das obras dos nomes mais famosos das artes visuais, a Multiverso Experience inaugurou a mostra“Pincelando a História - Os 4 artistas que mudaram a história da arte”, exibindo de maneira imersiva o trabalho que mistura arte e ciência de Van Gogh, Michelangelo, Claude Monet e Leonardo da Vinci.

Localizada no térreo do Shopping Vila Olímpia, em São Paulo, a exposição imersiva garante uma verdadeira profundidade no trabalho dos artistas, contando com projeções, objetos e outros detalhes que fazem o espectador se sentir parte das obras históricas. O site Aventuras na História visitou a mostra e, para contar mais curiosidades, separou 5 motivos para visitar a exposição. Confira a seguir:

1. Tecnologia avançada

Com mais de 1000 metros quadrados e mais de 50 projetores, a exposição exibe as mais diversas pinturas dos artistas mencionados em gigantes paredes brancas, que ainda, com as imagens expandidas, exibem um resultado de tirar o fôlego e com cores e texturas muito reais e brilhantes.

Projeção da obra 'A Última Ceia', de Leonardo da Vinci -  Isabelly de Lima

A exibição é dividida em dois andares e em todas as salas — totalizando 7 ambientes no interior do local — há um sistema de som no volume adequado para garantir uma imersão do visitante ao que está sendo exibido. Logo no início podemos ver uma sala que serve como uma introdução daquilo que estará por vir, como um grande resumo da mostra.


2. Interatividade

Já na primeira sala, somos apresentados a uma exibição em tamanho real do quadro ‘Quarto em Arles’, de Van Ghogh, um retrato de seu próprio dormitório. Em seguida vamos para a sala principal, que evidencia os principais trabalhos de Leonardoda Vinci e Michelangelo, com suas pinturas mais famosas passando em telões gigantes, projéteis de objetos inventados por Da Vinci e até mesmo simulações das esculturas mais famosas de Michelangelo em tamanho real, feitas a partir de impressora 3D.

Reprodução em tamanho real do quarto de Van Gogh (dir.) e corredor com projeção de obras do artista (esq.) -  Isabelly de Lima

Na última sala sobre os artistas, nos deparamos com uma verdadeira homenagem à Monet, retratando de maneira sutil a técnica precisa e impactante dos jardins desenhados por ele. No local, há também uma ponte, referenciando a obra ‘Ponte Sobre Uma Lagoa de Lírios d'Água’.

Uma das coisas mais interessantes da mostra é a interatividade com o público, já que, para fazer o visitante se sentir realmente dentro das pinturas, é possível interagir com os itens.

Você poderá sentar na 'cama de Vang Ghogh', subir em uma “invenção” de Da Vinci, tirar foto ao lado de uma réplica da escultura de Davi e Pietà, de Michelangelo, assim como andar sobre a ponte de Monet.

Simulação em tamanho real de criação de Da Vinci similar a uma asa delta (esq.) e versão da escultura Pietà, de Michelangelo, feita por impressora 3D, em tamanho real (dir.) -  Isabelly de Lima


3. Locais extras

Além de salas dedicadas de maneira individual para cada artista, há também dois espaços extras na exposição. No andar de cima do local, ao subir alguns lances de escada, o público se depara com um corredor que tem projeções em todas as paredes. Lá, obras de Vang Gogh e Claude Monet são mostradas, de maneira animada, ou seja, com movimentos.

O extenso corredor possui um local de descanso, com diversos pufes, para o público se acomodar enquanto analisa as obras. Vale lembrar que a mostra não possui tempo máximo de permanência, então todas as salas podem ser avaliadas com calma. Após a última sala do andar de baixo, a de Monet, há também uma surpresa.

Projeção de 'A Noite Estrelada' de Van Gogh - Isabelly de Lima

Como fase final do passeio, os visitantes podem fazer um tour pelas principais obras de Da Vinci e Michelangelo por meio de óculos de realidade virtual, oferecendo uma visita guiada a um museu com parte de uma exposição derivada da empresa, intitulada ‘As Farpas do Renascimento’.


4. Cheiro de arte

Uma das principais curiosidades da imersão são os aromas ao longo da visita. Cada sala apresenta um cheiro diferente, para alguma referência ao trabalho ou ao período que cada artista viveu. Na primeira sala, a essência é de almíscar, que possui a intenção de purificar o ar e trazer leveza. Bom para um início, não?

Ponte interativa na sala de Monet (esq.) e projeção com obras do artista (dir.) - Isabelly de Lima

A segunda, tem o cheiro de flor de cerejeira amarela, para referenciar o quadro ‘Girassóis’, de Vang Gogh. O salão principal possui a essência de sangria espanhola para referenciar os conflitos entre Michelangelo e Da Vinci — simbolizando o sangue— e o Renascimento. A sala do andar de cima tem cheiro também de almíscar e limão siciliano. Já a sala de Monet possui cheiro de verbena, planta retratada nas obras do artista.


5. Para todos os públicos

Após todo o passeio, o público encontra uma loja com os mais variados itens inspirados nas obras dos quatro artistas, agradando os fãs de todos os trabalhos exibidos. Vale ressaltar que o local possui acessibilidade para deficientes físicos e para pessoas portadoras do espectro autista, ou com sensibilidade fotossensível.

“Pincelando a História - Os 4 artistas que mudaram a história da arte” acontece no piso térreo do Shopping Vila Olímpia, localizado na Rua Olimpíadas, 360, Vila Olímpia, na cidade São Paulo. A mostra estará aberta para visitações até 3 de março, das 10h às 22h todos os dias. Os ingressos estão à venda no site da Fever, com preços a partir de R$ 50 (inteira).