Dodi e Diana da série 'The Crown', da Netflix - Divulgação/Netflix
The Crown

The Crown: Porta-voz desmente polêmica sobre relação de Diana e Dodi

Lançada nesta quinta-feira, 16, última temporada de The Crown mostra o fatídico namoro da princesa Diana com Dodi Fayed

Thiago Lincolins Publicado em 16/11/2023, às 12h19 - Atualizado em 21/11/2023, às 17h59

Após muita espera, a Netflix lançou a última temporada de The Crown nesta quinta-feira, 16. Dividida em duas partes, os primeiros episódios mostram um dos momentos mais críticos já vividos pela realeza: a morte da princesa Diana, em 1997. 

A última temporada começa com as últimas férias de Lady Di ao lado do playboy Dodi Fayed. No entanto, foi a reprodução deste período que representou uma polêmica para o criador da série. 

A produção, que mistura fato e ficção a respeito do reinado da rainha Elizabeth, agora é acusada de mentir sobre o verdadeiro papel de Mohamed Al-Fayed, magnata egípcio e pai de Dodi, na relação do casal, repercute com exclusividade o site Deadline. 

Isso porque a série mostra que Al-Fayede teria arquitetado a aproximação de ambos como parte de seu desejo de obter cidadania britânica. No entanto, o boato foi desmentido em 1997. Agora, Michael Cole, antigo porta-voz do magnata, voltou a se pronunciar sobre o tema. 

Falta de provas

Ao Deadline, ele explicou que nunca se deparou com provas a respeito de Al-Fayede ter feito o relacionamento ser divulgado para o mundo inteiro ao 'encomendar' fotos de Dodi ao lado de Diana. O antigo funcionário, no entanto, entende que a série compreende uma 'ficção dramatizada'. 

"A Netflix e a produtora descrevem The Crown como ‘ficção dramatizada’ e não vou discordar dessa caracterização. Isso significa que é inventado", afirmou ele ao veículo internacional. 

O empresário, de fato, convidou a princesa Diana para passar férias em 1997. Até hoje, as imagens de Lady Di no luxuoso iate rodam o mundo. No entanto, reflete Cole, o local permitiu uma licença criativa para Peter Morgan, o criador de The Crown.

Cena da série 'The Crown', da Netflix /Crédito: Divulgação

 

A maneira como a série mostra o envolvimento do empresário no relacionamento do filho é, de acordo com o ex-porta-voz, "totalmente absurda".

Ele também explica que: "Mohamed era um homem notável em muitos aspectos. Ele ficou encantado porque seu filho mais velho e a querida amiga de sua família, Diana, estavam juntos. Mas fazer duas pessoas se apaixonarem? Isso estava além até mesmo de seus grandes talentos". 

Mohamed Al-Fayed faleceu em agosto deste ano, aos 94 anos. Michael Cole acredita que ele, por sempre falar o que pensava, tinha 'muito a dizer' sobre a maneira como a série retrata os fatos.

realeza polêmica netflix farsa mentira Diana The Crown Streaming cidadania dodi Fayed

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro