Imagem mostra material sendo puxado por buraco negro - Divulgação/ESO
Buraco negro

Despertar repentino de buraco negro supermassivo é detectado por astrônomos

Esta é a primeira vez que um evento do tipo é observado — e os cientistas apontam duas possíveis causas para o fenômeno; confira!

Giovanna Gomes Publicado em 18/06/2024, às 12h04

Um grupo de cientistas rastreou o misterioso brilho de uma galáxia distante, chegando a um buraco negromuito mais massivo do que o Sol, localizado no coração do sistema estelar.

Durante décadas, nada de notável foi encontrado na galáxia da constelação de Virgem chamada SDSS1335+0728, até que, no final de 2019, os astrônomos notaram um aumento expressivo em sua luminosidade, que persiste até hoje.

Os pesquisadores acreditam que estão testemunhando um fenômeno nunca visto antes: o buraco negro no núcleo da galáxia emitindo um show de luz cósmica extrema à medida que grandes quantidades de material caem nele.

É a primeira vez que vemos isso em tempo real", disse a astrônoma do Observatório Europeu do Sul, Paula Sánchez-Sáez, ao The Guardian.

Possíveis causas

A causa do brilho repentino ainda não está clara, mas os pesquisadores sugerem que a criação de um "núcleo galáctico ativo", que é quando um vasto buraco negro no centro da galáxia começa a consumir material ao seu redor, possa ser a explicação mais provável.

Outra possibilidade é um "evento de ruptura de maré", que ocorre quando uma estrela é rasgada ao se aproximar demais de um buraco negro. Esses eventos tendem a ser breves, iluminando uma galáxia por apenas algumas centenas de dias. Mais medições são necessárias para determinar qual desses cenários é real.

"Com os dados que temos no momento, é impossível desvendar qual desses cenários é real", destacou Sánchez-Sáez ao jornal. "Precisamos continuar monitorando a fonte."

brilho Buraco Negro Galáxia astrônomos

Leia também

Mary Austin: Ex-namorada de Freddie Mercury pode receber milhões após acordo


STF tem maioria para condenar vândalo que quebrou relógio histórico de Dom João VI


Holandeses criam maior bicicleta do mundo, com 55 metros


Vaticano quebra silêncio sobre escultura que 'chora sangue e multiplica pizza'


Vaticano é julgado em tribunal estrangeiro pela primeira vez, na Inglaterra


"Praia dos Ossos": Podcast sobre o caso Ângela Diniz vira série no streaming