Donald Trump em um de seus encontros presidenciais - Getty Images
Política

Durante cúpula da Otan, líderes mundiais são filmados debochando de Donald Trump

Ao se pronunciar sobre o episódio, Trump afirmou que Justin Trudeau, primeiro-ministro canadense, tem “duas caras”

Fabio Previdelli Publicado em 04/12/2019, às 13h10

As câmeras do Palácio de Buckingham flagraram os representantes do Reino Unido, Canadá, França e Holanda rindo do presidente americano Donald Trump por suas demoradas aparições à imprensa durante a cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan, que aconteceu na noite desta terça-feira, 3.

Ao ser questionado sobre as imagens, Trump declarou que Justin Trudeau, primeiro-ministro canadense, tem “duas caras”. As imagens divulgadas pela Canadian Broadcasting Corporation (CBC), mostram Trudeau aparentemente reclamando da postura de Trump no primeiro dia da cúpula.

Na ocasião em questão, o norte-americano passou cerca de duas horas falando com a imprensa. Ao lado dele, além do próprio Trudeau, também estava presentes Emannuel Macron (presidente da França) e Jens Stoltenberg (secretário-geral da Otan).

No vídeo, é possível escutar primeiro-ministro canadense falando: “Ele estava atrasado por que faz entrevistas coletivas de 40 minutos de uma vez só”, disse para o grupo que incluía, além de Macron, o premier holandês, Mark Rutte, a princesa Anne, do Reino Unido, e o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

Durante a conversa sobre as reuniões bilaterais que aconteceram naquele dia, Johnson questiona Macron: “É por isso que vocês estavam atrasados?”. O francês responde: “Sim, sim, sim! Quarenta minutos”. Nesse momento Trudeau intervém: “Você via os queixos da equipe inteira dele caindo”.

As imagens também revelaram Macron e Johnson rindo em uma animada conversa, mas neste momento não é possível identificar o que é falado pelos dois. Aparentemente, nenhum dos líderes perceberam que estavam sendo filmados.

Trump rebateu a conversa e disse que Trudeau era “duas caras”, apesar de ser "um cara muito legal". Ele também sugeriu que o canadense "não está feliz", já que teria recebido um puxão de orelhas dos Estados Unidos para que o Canadá aumentasse sua contribuição para a Otan.

Donald Trump Inglaterra Estados Unidos Donald Trump OTAN Palácio de Buckingham Jens Stoltenberg Justin Trudeau risadas Emannuel Macron Mark Rutte princesa Anne

Leia também

Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Itália: Após 11 anos, autoridades identificam corpo de vítima de naufrágio


Salvador: Mãe de aluno ataca colégio por uso de livro antirracista


Narrador que presenciou acidente de Senna revela bastidores da tragédia: ‘Clima de morte’


Walter Hertel, soldado da FEB na Segunda Guerra Mundial, morre aos 101 anos


Quem criou o famoso capacete verde e amarelo de Ayrton Senna?