Imagem de Elisabetta Belloni em entrevista - Divulgação/Youtube
Itália

Em decisão histórica, Itália nomeia a primeira chefe espiã do país

Aos 63 anos, Elisabetta Belloni é a primeira mulher a ocupar o cargo de liderança do Departamento de Segurança da Informação

Pamela Malva Publicado em 13/05/2021, às 12h00

Pela primeira vez na história da Itália, o primeiro-ministro Mario Draghi nomeou uma mulher como chefe do Departamento de Segurança da Informação (DIS) do país. Segundo o anúncio realizado nesta quarta-feira, 12, a escolhida foi Elisabetta Belloni.

Aos 63 anos, a diplomata é dona de um longo currículo, repleto de pioneirismo, segundo matéria da BBC. Nascida em 1958, ela foi uma das primeiras garotas aceitas no Instituto Massimiliano Massimo, em Roma — que, até então, era exclusivo para homens.

Em seguida, após um período servindo como diplomata em Viena e na Bratislava, Elisabetta ainda tornou-se a primeira mulher a liderar a unidade de crise do Ministério das Relações Exteriores da Itália. Ela permaneceu no cargo entre 2004 e 2008.

Por fim, a diplomata fez história ao ocupar o cargo de secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores — a primeira mulher a fazê-lo no país. Considerado o mais alto posto diplomático da Itália, é o cargo de Elisabetta desde sua nomeação.

Sua mais nova conquista como líder do DIS, então, surge como uma chave de ouro, que completa a bela carreira formada pela diplomata. Agora, Elisabetta deve chefiar os trabalhos do departamento, que lida com questões segurança e inteligência estrangeira e doméstica, além de contra-espionagem e cibersegurança.

Mundo Itália Espionagem notícia Polícia Serviço de espionagem

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!