Ataque ao prédio - Divulgação/Vídeo
Civilizações

Em Gaza, edifício de mais de 10 andares é bombardeado por Israel

O prédio abrigava o escritório da Al Jazeera e Associated Press

Redação Publicado em 15/05/2021, às 23h07

Neste sábado, 15, o confronto entre israelenses e palestinos tomou um novo desdobramento drástico. Acontece que as forças de Israel acabaram por bombardear um edifício de mais de 10 andares.

Localizado em Gaza, o prédio abrigava o local de trabalho da emissora Al Jazeera e da Associated Press. As informações foram passadas por profissionais da AFP.

Em um cenário caótico, Jawad Mehdi, que é dono do al-Jalaa (prédio) informou que havia recebido um alerta de um membro da inteligência de Israel. Mehdi disse que fora informado que teria uma hora para evacuar o edifício.

Apesar de ter pedido míseros 10 minutos para os repórteres conseguirem salvar o equipamento diário, a solicitação foi ignorada.

Em Gaza, edifício sede de diversos veículos internacionais de imprensa (entre eles @AJEnglish e @AP) foi bombardeado pela Força Aérea israelense. Governo de Israel deu ultimato de uma hora para que jornalistas evacuassem o prédio #GazaUnderAttack pic.twitter.com/XLhWRiHfx7

— Jeff Nascimento (@jnascim) May 15, 2021

“Este é um acontecimento incrivelmente perturbador. Nós evitamos por pouco terríveis perdas de vidas”, disse Gary Pruitt, que é chefe da agência, através de um comunicado.

O mundo afetado

Gary também reforçou que o episódio atrapalhará a cobertura do conflito para o mundo. “O mundo ficará menos informado sobre o que está acontecendo em Gaza por causa do que aconteceu hoje”, explicou.

As forças de Israel declararam que itens do Hamas, considerado por Israel uma organização terrorista, estavam presentes no prédio que foi alvo do ataque. Também fora alegado que deram ‘tempo suficiente’ para sair do prédio antes do bombardeio.

 “O prédio também abrigava escritórios de veículos de comunicação civis, atrás dos quais o grupo terrorista Hamas se esconde e que usa como escudos humanos”, disse o exército.

Bombardeio israelense e destruição do edifício al-Jalaa, sede das redações de diversos veículos internacionais de imprensa em Gaza, incluindo @AP, @AFP e @AJEnglish, hoje pela manhã #GazaUnderAttack pic.twitter.com/aBSj2To1Fa

— Jeff Nascimento (@jnascim) May 15, 2021

Conforme reportado pela Palestina, 139 pessoas já perderam a vida diante do conflito, sendo 39 feridos e 1.000 pessoas feridas. Já de Israel foi confirmado 10 mortos e 560 pessoas feridas. 

Israel Palestina ataque bombardeio conflito mortes Gaza prédio

Leia também

Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Itália: Após 11 anos, autoridades identificam corpo de vítima de naufrágio


Salvador: Mãe de aluno ataca colégio por uso de livro antirracista


Narrador que presenciou acidente de Senna revela bastidores da tragédia: ‘Clima de morte’


Walter Hertel, soldado da FEB na Segunda Guerra Mundial, morre aos 101 anos


Quem criou o famoso capacete verde e amarelo de Ayrton Senna?