- Crédito: Reprodução
Ciência

Em gravação rara de 1951, Albert Einstein reflete sobre os segredos da bomba atômica

O cientista considerou a condenação de Julius e Ethel Rosenberg injusta

Thiago Lincolins Publicado em 03/05/2019, às 11h00

Quando Albert Einstein se tornou uma celebridade internacional, as suas opiniões sobre qualquer tema apareciam nos jornais, como sua defesa da democracia, socialismo e pacifismo. Por este motivo, existem poucos registros sobre a vida do cientista fora dos holofotes. Entretanto, uma conversa gravada há mais de 60 anos revelou uma opinião polêmica do cientista.

Registrado em 4 de maio de 1951, o papo do físico com os seus amigos Jack e Frances Rosenberg veio a público durante um leilão promovido pela Heritage Auctions, nos EUA. De acordo com a casa de leilões, Einstein fala em inglês, com um forte sotaque, enquanto discute assuntos sérios com risos e piadas.

Em uma prévia de 3 minutos, Albert refletiu sobre o julgamento por espionagem de Julius e Ethel Rosenberg - casal de comunistas americanos condenados à morte em 1951 por passar segredos atômicos aos soviéticos. De acordo com o cientista, o que estava acontecendo com o casal era “injusto” e que as ações contra os dois eram “imprudentes”. Na época da dupla sentença, que gerou protestos em todo o mundo, Einstein pediu clemência para o casal, mas não obteve sucesso.

O pesquisador também lamentou o seu papel em ter ajudado os EUA com o desenvolvimento da bomba atômica. "Eu acredito que foi uma grande desgraça", afirmou Albert. "Eu me arrependo muito."

Entretanto, o intelectual ficou alivado ao saber que os russos construíram a própria bomba atômica. Ele declarou que "seria melhor para o bem-estar mundial" se os Estados Unidos não fossem o único país com armas atômicas.

Uma cópia da rara gravação foi disponibilizada para o Instituto de Tecnologia da Califórnia. Os lances da fita começam em US$ 3.500 e o futuro proprietário também receberá a gravação em um CD.

Albert Einstein bomba atômica opinião gravação rara casal Rosenberg

Leia também

Obra centenária 'perdida' de Caravaggio ficará exposta em museu na Espanha


Documento histórico sobre movimento das Diretas já é encontrado em Brasília


Sobrinho de Michael Jackson aparece como o tio em novas imagens de cinebiografia


Vasos de cerâmica da antiga cultura Chancay são descobertos no Peru


Filme sobre história de amor do cantor Sidney Magal é anunciado


Tigela rara com estrela de cinco pontas é descoberta em Israel