Lance da partida entre Fenerbahçe e Dínamo de Kiev - Getty Images
Fenerbahçe

Em jogo contra time ucraniano, torcedores turcos se manifestam pró-Putin

Na derrota para o Dínamo de Kiev, torcida do Fenerbahçe saudou o nome de Vladimir Putin; embaixador ucraniano condenou atitude: “É muito triste escutar”

Redação Publicado em 28/07/2022, às 12h25

Na tarde de ontem, 27, Dínamo de Kiev (Ucrânia) e Fenerbahçe (Turquia) duelaram em Istambul em busca de uma vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa. A partida acabou com vitória e classificação da equipe ucraniana por 2x1. 

Entretanto, o que mais chamou a atenção no confronto não foi a vitória suada do Dínamo na prorrogação, mas sim a atitude da torcida do Fener após sua equipe sair atrás do placar.

Aos 57 minutos, Vitaliy Buyalskyi balançou as redes e provocou os torcedores locais, que responderam gritando o nome do presidente russo Vladimir Putin

A torcida do clube turco Fenerbahçe gritou ontem o nome do líder russo, Vladimir Putin, em jogo contra o time ucraniano Dínamo de Kyiv, em rodada preliminar da Champions League.

Não adiantou: o Dínamo venceu por 2 a 1 e avançou na competição.pic.twitter.com/1uwEWrBf6m

— Copa Além da Copa (@copaalemdacopa) July 28, 2022

Atitude condenável

O ato não foi bem visto por Vasil Bodnar, embaixador da Ucrânia na Turquia, que condenou o gesto em suas redes sociais. "O futebol é um jogo justo, e é muito triste escutar de torcedores do Fenerbahçe palavras de apoio ao assassino que bombardeia nosso país."

Segundo explica matéria publicada pela Folha de S. Paulo, embora seja membro da OTAN, a Turquia possui boas relações com os russos e, portanto, vem atuando na frente diplomática para que seja restabelecida a exportação de grãos entre os países. Atuando ao lado da ONU, Ancara mediou um acordo selado recentemente pelas nações.

Rússia Turquia Vladimir Putin Ucrânia Dínamo de Kiev Liga dos Campeões Fenerbahçe futebol notícias

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Zoológico da China pinta cães para simular pandas e revolta visitantes


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Alexandre Nardoni consegue progressão para o regime aberto e será solto