Jair Bolsonaro, presidente do Brasil - Getty Images
Brasil

Em live, Bolsonaro se refere a nordestinos como ‘pau de arara’

Na ocasião, o presidente questionava a origem de padre Cícero; entenda o caso

Redação Publicado em 04/02/2022, às 08h01

Na noite da última quinta-feira, 3, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, esteve envolvido em mais uma polêmica durante a transmissão de uma live. Na ocasião, o político usou o termo ‘pau de arara’ para se referir a nordestinos.

Bolsonaro se mostrou irritado com a demora de seus assessores, a responderem um de seus questionamentos. Enquanto mencionava a revogação de 122 decretos de luto, que fez no mês passado.

De acordo com informações do portal de notícias g1, o presidente perguntou durante a transmissão ao vivo qual o estado de origem de padre Cícero, sacerdote católico que ganhou devoção popular.

"Falaram que eu revoguei o luto de padre Cícero. Lá do Pernambuco, é isso mesmo? Que cidade que fica lá?” perguntou o presidente para seus assessores. Com a demora na resposta, Bolsonaro continuou: "Cheio de pau de arara aqui e não sabem em que cidade fica padre Cícero?".

Em seguida, um dos funcionários respondeu que o religioso era de Juazeiro do Norte e o presidente se corrigiu: "Parabéns aí. Ceará. Desculpa aí, Ceará”.

Sabe-se que a expressão ‘pau de arara’ refere-se à migração de pessoas do Nordeste para a região Sudeste e Sul, no século 19. Na época, as longas e perigosas viagens eram feitas de caminhões em condições precárias, que ganharam o nome citado pelo presidente.

Brasil notícias presidente Nordeste Política Jair Bolsonaro Bolsonaro

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!