Larvas encontradas na orelha do homem - Divulgação / Catarina Rato / New England Journal Of Medicine
Larvas

Em Portugal, larvas ‘carnívoras’ são encontradas na orelha de homem

Segundo os médicos, as larvas são da espécie Cochliomyia hominivorax

Redação Publicado em 07/12/2022, às 19h00

Em Portugal, médicos de um hospital identificaram uma infestação de larvas carnívoras que estavam dentro do ouvido de um homem de 64 anos. Ele deu entrada no serviço de saúde apresentando coceiras, dores e sangramento no canal auditivo.

Segundo os profissionais, o exame físico do homem mostrou que o que estava bloqueando o ouvido do paciente eram “numerosas larvas”. Na descoberta também foi constatado que uma pequena área do tímpano tinha sido perfurada pelos parasitas.

Uma das médicas responsáveis pelo caso, Catarina Rato, afirmou em entrevista à Newsweek que as larvas em questão são provenientes da espécie de mosca Cochliomyia hominivorax. Essa espécie deposita seus ovos em outros organismos, eclodindo em larvas que se alimentam de tecido vivo e sangue quente.

Caso específico

O homem apresentou sintomas por 5 dias e foi hospitalizado no Hospital Pedro Hispano, na cidade de Matosinhos. Em um artigo publicado em 24 de novembro no The New England Journal of Medicine, os médicos descreveram o caso como raro.

De acordo com o artigo, essa infecção pode acontecer em qualquer parte do corpo. Caso as larvas estiverem mortas em tecidos profundo, é necessária uma cirurgia para removê-las.

Segundo informações do UOL, o homem passou por uma avaliação depois de uma semana do diagnóstico, e a presença de larvas não foi mais constatada. Ainda não foi informado se ele terá alguma sequela após o ocorrido.

Portugal Médicos orelha remoção larvas carnívoras

Leia também

Bebê Rena: "verdadeira Martha" diz que vai processar 'todos aqueles que mentiram'


Porta-voz dos EUA diz compreender quem celebra morte do presidente do Irã


Mulher presa por perseguir médico ligou 500 vezes em um único dia para a vítima


Após viral, livro de Machado de Assis dispara na lista de mais vendidos da Amazon


Homem pinta o cabelo com as cores da Ucrânia e acaba multado na Rússia


Escritora atacada por pitbulls compartilha recuperação: 'Muitas dores no braço fantasma'