O presidente russo Vladimir Putin - Getty Images
Ucrânia

Em rara declaração, comandante russo admite que suas forças enfrentam situação tensa na Ucrânia

Fala ocorre oito meses após início da invasão do território ucraniano

Redação Publicado em 19/10/2022, às 11h13

O novo comandante das forças russas na Ucrânia reconheceu na última terça-feira, 18, que suas tropas têm enfrentado dificuldades na guerra em razão das pressões feitas pela ofensiva ucraniana para retomar territórios conquistados por Moscou.

O chefe da região estratégica de Kherson, localizada no sul do país, também anunciou ontem um "deslocamento organizado e gradual" de civis provenientes de quatro cidades ao longo do rio Dnipro, que corta a Ucrânia.

Tensão

Segundo informações da agência de notícias Reuters, as forças russas em Kherson foram repelidas pelos ucranianos em cerca de 20 a 30 km nas últimas semanas e agora poderão ficar sem saída, travadas contra a margem do rio.

"A situação na área da 'operação militar especial' pode ser descrita como tensa", declarou ao canal de notícias estatal Rossiya 24 o general da força aérea russa Sergei Surovikin.

Ao falar sobre Kherson, o comandante nomeado este mês declarou: "A situação nesta área é difícil. O inimigo está atacando deliberadamente a infraestrutura e os edifícios residenciais". Ele também afirmou que suas tropas em Kupiansk e Lyman, no leste, e na área entre Mykolaiv e Kryvyi Rih, estão sob ataque contínuo, aparentemente admitindo que há o perigo das forças ucranianas avançarem.

Rússia notícias Ucrânia Tensão russo comandante

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência