Charles III durante a cerimônia de entrega do comando da Força Aérea - Getty Images
Família real britânica

Em cerimônia, rei Charles III diz ter perdido paladar após quimioterapia

O monarca participou de uma cerimônia ao lado do filho, o príncipe William, para entregar a ele o comando da Força Aérea do Reino Unido

Maria Paula Azevedo Publicado em 13/05/2024, às 14h22

Nesta segunda-feira, 13, o rei Charles III, diagnosticado com um câncer no início do ano, disse que perdeu o paladar em razão do tratamento para a doença. Segundo a imprensa britânica, a revelação foi feita em uma cerimônia onde o monarca entregou ao príncipe William o comando da Força Aérea do Reino Unido.

No país europeu, o rei exerce simultaneamente a função de chefe de Estado e das Forças Armadas, este último cargo continua sob responsabilidade de Charles, apesar do evento realizado com seu filho mais velho e herdeiro do trono. 

Conforme repercutido pelo G1, a perda do paladar foi revelada por Charles a um veterano da Força Aérea que participava da cerimônia, sediada em uma base aérea no sul da Inglaterra. Segundo tabloides britânicos, o homem com quem o monarca conversou também passou por tratamento contra um câncer. 

É uma grande alegria estar com vocês, mesmo que brevemente, nesta ocasião, mas também (este encontro) é tingido de grande tristeza depois de 32 anos conhecendo todos vocês, admirando suas muitas atividades e conquistas ao longo do tempo que tive a sorte de ser comandante-em-chefe do Corpo Aéreo do Exército", lamentou Charles aos veteranos e militares na cerimônia.

Diagnóstico

No último mês de abril, o rei Charles III retomou suas atividades públicas, que estavam suspensas por cerca de dois meses devido ao tratamento médico que ele continua realizando.

Desde o início de fevereiro, o monarca estava realizando apenas reuniões privadas e despachos oficiais, após o Palácio de Buckingham ter anunciado que médicos identificaram um câncer, cujo tipo não foi revelado.

Os médicos do rei indicaram que houve "progresso" em seu tratamento, permitindo a retomada de sua agenda pública. No entanto, o Palácio ainda não tem mais informações sobre a duração do tratamento do monarca.

Forças Armadas cerimônia príncipe William quimioterapia rei Charles III paladar

Leia também

Antiga estátua de divindade grego-romana é descoberta na Bulgária


Antigos jardins do imperador romano Calígula são descobertos na Itália


Nadador suíço bate recorde nadando 100 metros sem respirar em lago congelado


Rei Charles III abandona patrocínio real em corridas de pombos


Galinha entra para o livro dos recordes por inteligência, no Canadá


Confira a origem de 5 expressões brasileiras famosas