- Crédito: Reprodução / Universidade de Leicester
Civilizações

Encontrado escudo de guerreiro celta na Europa

O artefato de 2.400 anos foi feito com cascas de árvore. É o primeiro do tipo já encontrado na Europa. Confira!

Thiago Lincolins Publicado em 24/05/2019, às 11h50

Escavações realizadas no condado de Leicestershire, localizado na zona leste da Inglaterra, revelaram uma relíquia que pode revolucionar a história do armamento dos celtas, uma das mais importantes civilizações do mundo antigo.

Os arqueólogos encontraram um escudo de 2.400 anos feito com cascas de árvore. É a primeira vez que os pesquisadores encontram uma relíquia do tipo na Europa. Anteriormente, só foram encontrados escudos de metal e madeira.

De acordo com os pesquisadores envolvidos na descoberta, o material do utensílio permitiu que o guerreiro pudesse se mover rapidamente - pois, era mais leve quando comparado aos outros escudos.

As análises do escudo “Enderby” indicaram que o objeto foi produzido entre 395 e 255 a.C. e tem cascas de árvores como amieiro, salgueiro e álamo.

“Objetos feitos com cascas eram, provavelmente, comuns na antiga Bretanha, mas raramente sobreviveram, então poder estudar esse escudo é um grande privilégio. Ele contém um rico acervo de informações sobre a sociedade e as práticas artesanais da Idade do Ferro”, explicou Rachel Crellin, professora da Universidade de Leicester envolvida na descoberta.

Ao contrário do que é imaginado, escudos produzidos com cascas de árvore eram resistentes. “Nosso trabalho experimental mostrou que o escudo poderia suportar impactos pesados, incluindo proteção contra flechas”.

O objeto está sob os cuidados da instituição de caridade educacional York Archaeological Trust e será exposto no Museu Britânico.

Europa guerreiro escudo celta escudo feito com cascas de árvore objeto

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência