Estrutura do prédio antes da conclusão de locomoção - Divulgação / CGTN
China

Engenheiros fazem prédio histórico "caminhar" por 60 metros com pernas robóticas na China

Buscando uma alternativa para não demolir o edifício, 200 suportes foram instalados, locomovendo a estrutura ao longo de 18 dias

Wallacy Ferrari Publicado em 24/10/2020, às 08h10

Uma impressionante movimentação chamou a atenção de pedestres e motoristas que circulavam no centro de Xangai, na China, durante o início deste mês; um prédio antigo, com 7 mil toneladas de peso, foi locomovido para um terreno ao lado ao longo de 18 dias com o auxílio de pernas mecânicas espalhadas pela base da estrutura. A nova tecnologia foi divulgada com orgulho pela emissora estatal chinesa CGTN.

O mecanismo robótico conseguiu simular uma espécie da caminhada em 200 suportes semelhantes a ferramenta macaco, que levantou o edifício e o transportou com o auxílio de pequenas rodas. Entre o final de setembro e início de outubro, a edificação percorreu 60 metros, ficando no canto do terreno.

A iniciativa surgiu após a necessidade de construção de um moderno centro comercial na cidade chinesa, porém, sem demolir o prédio histórico, construído em 1935. A alternativa experimental foi necessária pela arquitetura do edifício, visto que uma estrutura de formato mais simples poderia ser transportada em trilhos, diminuindo tempo e custos.

Li Jianfeng, gerente geral do Pacific Xiantidi Business Centre, disse à CGTN que o prédio deslocado será modernizado “sem perder as raízes históricas”, abrigando novos alunos com uma renovação completa. Já o espaço vago tem a conclusão do centro comercial prevista para 2023.

Veja o vídeo da locomoção:

China construção prédio Engenharia edifício Robótica

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência