Imagens do esqueleto e da antiga prótese metálica - Divulgação/Escritório do Estado da Baviera para a Preservação de Monumentos
Arqueologia

Esqueleto com prótese de mão de ferro é descoberto na Alemanha

Prótese metálica encontrada com esqueleto revela o avançado 'nível de desenvolvimento médico no século 15'

Redação Publicado em 30/10/2023, às 09h35 - Atualizado em 01/11/2023, às 19h43

Em meio a escavações para a construção de um oleoduto próximo à Igreja de São Jorge, localizada na cidade de Freising, Alemanha, arqueólogos realizaramo achado de uma sepultura de um homem que viveu durante a Idade Média. O mais curioso, porém, foi uma característica peculiar no esqueleto: ele possuía uma antiga prótese de ferro onde existia sua mão.

Conforme informado na última sexta-feira, 27, pelo Escritório do Estado da Baviera para a Preservação de Monumentos (BLfD), a "peça metálica revela o nível de desenvolvimento médico no século 15". O esqueleto, vale ressaltar, pertenceu a um homem que morreu com idade entre 30 e 50 anos, por volta 1450 a 1620.

+ Na Itália, dispositivo inovador de prótese de mão permite paciente sentir frio e calor

Segundo a Revista Galileu, alguns vestígios descritos acerca do esqueleto — como a ausência de partes dos seus dedos da mão esquerda — sugerem que o homem teve o membro amputado. O que restava da mão original era somente o polegar.

As reproduções dos dedos estão levemente curvadas e paralelas umas às outras", descreve o diretor do Departamento de Proteção ao Patrimônio Arqueológico do BLfD, Walter Irlinger, em comunicado. "Provavelmente, a prótese era amarrada ao coto da mão com tiras."

A prótese metálica aparentemente era revestida com couro no passado, e a parte interna dos dedos tinha um tecido de dobra. Porém, a forma como o homem teria perdido parte de sua mão, e como e para quê servia a prótese, ainda não foi esclarecido pelos cientistas.

Visão interna de prótese de mão de ferro medieval encontrada na Alemanha / Crédito: Divulgação/Escritório do Estado da Baviera para a Preservação de Monumentos

 

Preocupação com amputados

Ainda conforme descrito pelo Escritório do Estado da Baviera para a Preservação de Monumentos, aproximadamente 50 próteses semelhantes, datadas do final da Idade Média ao início da Idade Moderna, já foram encontradas na Europa Central. Algumas inclusive sendo mais complexas que a encontrada recentemente — a mais conhecida foi utilizada pelo cavaleiro imperial alemão Götz von Berlichingen, a partir de 1530, quando perdeu a mão direita para um tiro de canhão no cerco de Landshut.

A cidade de Freising, por sua vez, serviu como sede de bispos e posteriormente tornou-se um estado independente, conquistando bastante influência no passado. Porém, ela foi palco de ofensivas militares na época, e por isso provavelmente ocorreu um aumento no número de amputações e na demanda de próteses.

Alemanha Idade Média Europa Mundo História notícias arqueologia esqueleto prótese mão de ferro Freising

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência