Imagem da estátua do escritor antes do ato de vandalismo - Divulgação / Lu Streithorst
Brasil

Estátua de Ariano Suassuna é depredada em Recife

A escultura do autor apareceu caída nesta manhã — agora autoridades se preparam para que reparos sejam realizados

Penélope Coelho Publicado em 21/09/2020, às 09h02

Nesta segunda-feira, 21, a estátua em homenagem ao escritor Ariano Suassuna apareceu caída no chão, na Rua da Aurora, região central do Recife. De acordo com o portal de notícias G1 (onde é possível ver o vídeo do ocorrido), a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) informou que a escultura foi alvo de vandalismo, e que agora análises estão sendo feitas para a realização de reparos. 

A estátua, que mede 1 metro e 80 e que foi feita em homenagem ao autor de O Auto da Compadecida, foi inaugurada no ano de 2017. O monumento completava o Circuito da Poesia do Recife — pensado para eternizar figuras relacionadas à arte, que foram importantes em Pernambuco.

De acordo com a publicação, não é a primeira vez que estátuas do Circuito da Poesia são depredadas; o mesmo já havia acontecido em março deste ano, quando a escultura de Ariano Suassuna teve o nariz quebrado e a de João Cabral de Melo Neto teve a placa de identificação pichada, além do nariz e queixo danificados.

Segundo a Emlurb, para reparar esses danos os gastos são de aproximadamente R$ 2 milhões de reais por ano, entre monumentos, pontes e edifícios que são alvo de atos de vandalismo. A empresa ainda informou que é possível denunciar através do número 156.

Brasil escritor notícias Recife estátua vandalismo Ariano Suassuna

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!