Estela dos bebês gêmeos - Divulgação/Museu Arqueológico Nacional de Atenas
Estela

Estela dos 'bebês gêmeos' datada do século 4 a.C. é revelada na Grécia

Estela que mostra dois bebês enfaixados nos braços de uma figura feminina faz parte de coleção raramente exposta ao público

Giovanna Gomes Publicado em 26/03/2024, às 08h12

O Museu Arqueológico Nacional de Atenas divulgou recentemente o único exemplar sobrevivente de um relevo funerário que retrata bebês gêmeos em braços. A peça, que é conhecida como a "Estela dos Bebês Gêmeos", é exibida como parte do projeto "Unseen Museum", que destaca antiguidades raramente expostas ao público.

A "Estela dos Bebês Gêmeos" mostra dois bebês enfaixados nos braços de uma figura feminina, provavelmente parte de uma estela funerária colocada no túmulo de uma mulher que faleceu durante o parto.

Segundo informações do portal Greek City Times, representações de bebês gêmeos eram comuns na arte da Grécia Antiga, muitas vezes retratando Apolo e Ártemis, os filhos de Leto e Zeus.

Leto era venerada ao lado de seus filhos gêmeos na sagrada ilha de Delos, onde era honrada como uma deusa da maternidade, enquanto que na Lícia, ela era conhecida como deusa mãe. O fragmento, doado ao museu em 2008, foi descoberto nas margens de um riacho na área de Menidi por um colecionador de rochas.

Relevo antigo

Especialistas datam a descoberta do século 4 a.C., sendo o único relevo funerário desse tipo do mundo grego antigo. Especialistas reconstruíram a estela funerária, que estará em exibição juntamente com o relevo de março a maio de 2024. A mostra também oferece palestras sobre a mitologia grega antiga, a vida infantil e a mortalidade na Grécia Antiga.

Grécia arqueologia bebês estela gêmeos

Leia também

Bebê de um ano foge de casa engatinhando e é encontrado com seu cachorro


Após estudos, alguns pensadores acreditam que o sol pode ser consciente


Exposição que permite 'mergulhar' no Egito Antigo é prorrogada em São Paulo


RJ: Prefeito oficializa data em homenagem às vítimas da Chacina da Candelária


Britânica que lutou com crocodilo para salvar irmã receberá medalha do rei Charles


‘Não queria revisitar o personagem’, admite Jim Parsons sobre retorno para fim de Young Sheldon