- Reprodução
América

“Estupido Bolsonaro apoiar Pinochet e dizer que sou ditador”, afirma Nicolás Maduro

Maduro apontou a hipocrisia do presidente brasileiro e chamou de "estupidez histórica" as críticas feitas pela esquerda uruguaia ao seu governo

André Nogueira Publicado em 17/09/2019, às 11h10

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o presidente da Venezuela Nicolás Maduro criticou diversos líderes mundiais como Bolsonaro e Pepe Mujica, por considerar “estúpido” a associação de seu governo com uma ditadura.

O ditador venezuelano declarou a fala do presidente uruguaio como uma “estupidez histórica” e apontou incoerência na fala de Bolsonaro, que exaltou o regime de Pinochet ainda esse ano.

Segundo Maduro, o presidente brasileiro é um “extremista ideológico”. “É uma estupidez que ele (Bolsonaro) se declare admirador de Pinochet e diga que a revolução bolivariana é uma ditadura”, afirmou o líder da Venezuela, que chama Jair de Hitler sulamericano.

O mandatário bolivariano ainda afirmou que o brasileiro não “conhece a história da América Latina nem da Venezuela”, afirmando que a oposição liderada por Guaidó em seu país é pior que a de Bolsonaro e mais à direita que o presidente.

Maduro em entrevista / Crédito: Reprodução

 

“Em 20 anos, fizemos 25 eleições, de presidente, governadores, prefeitos, parlamentares. As forças bolivarianas, chavistas, ganhamos 23 eleições. De 23 governadores na Venezuela, 19 são bolivarianos. De 335 prefeitos e prefeitas, 307 são nossos, vencedores com votos. Tudo o que temos sempre foi pelo voto popular”, colocou o venezuelano.

Maduro também comentou o atual relatório da ONU, produzido pela esquerdista uruguaia Michelle Bachelet, que aponta diversas anormalidades autoritárias no governo venezuelano, como perseguições e prisões políticas, além do atual Tratado Interamericano de Assistência Recíproca organizado pelos EUA, que é uma verdadeira ameaça à soberania nacional dos países latinoamericanos.

“Eu não quero falar de guerra. Quero falar de paz. Eu sou cristão, convencido, praticante, de oração e de ação. Estou convencido de que aqui vai triunfar a paz frente às ameaças e às loucuras da ultradireita, de Bolsonaro, de Trump e de toda essa gente”, levantou Maduro, sobre as tensões na fronteira com a Colômbia, por razão do reconhecimento ilegítimo de alguns países de que Juan Guaidó seria o Chefe de Estado da Venezuela.

Brasil Donald Trump EUA Uruguai Venezuela Colômbia Nicolás Maduro Jair Bolsonaro Michelle Bachelet Pepe Muica Juan Guaidó Bolivarianismo

Leia também

Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington


Mãe e filha que vivem há 3 meses em lanchonete chamam atenção de moradores do Leblon


Casal é condenado a 20 anos por morte de filha que 'derreteu' no sofá


Passageira de voo registra imagens de estranho objeto sobrevoando Nova York


Na Alemanha, ‘túmulo de zumbi’ de mais de 4 mil anos é descoberto em escavação