Fotografia do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Wikimedia Commons
Brasil

Ex-presidente Lula defende acordo prioritário entre Brasil e China em entrevista a jornal chinês

Segundo o político, uma parceria entre as nações seria "irretocável"

Redação Publicado em 28/03/2021, às 10h00

Em entrevista ao jornal chinês Xinhua News, repercutida pelo UOL, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que uma parceria entre os dois países é "irretocável”, além de defender um acordo prioritário entre as nações.

"Embora esteja fora da presidência há dez anos, eu estou convencido que a parceria do Brasil com a China é irretocável. Eu queria dizer que eu acho que a China é um parceiro que deve ter um acordo prioritário", disse Lula.

O ex-presidente brasileiro também elogiou o modelo econômico da China, afirmando que as medidas adotadas foram responsáveis por dar oportunidades para a população mais carente do país ter acesso ao estudo e a empregos melhores.

Lula também expressou orgulho sobre o crescimento das exportações e importações feitas entre o Brasil e a China durante o seu governo, e lamentou a queda das importações brasileiras para o país devido ao enfraquecimento da economia nos últimos anos.

De acordo com o ex-presidente, ele ainda possui planos para realizar outra visita ao território chinês após o fim da pandemia. "Eu quero voltar à China, quero conhecer melhor a China, quero visitar indústrias, quero visitar algumas obras excepcionais que foram feitas e quero conhecer melhor o funcionamento da economia”, declarou Lula.

Brasil China Lula Ex-presidente

Leia também

Tragédia no Rio Grande do Sul destruiu ou danificou cerca de 100 mil residências


Ministério da Cultura lançará streaming gratuito com filmes nacionais


Migrantes cubanos são resgatados com vida após 2 meses em jangada


Na Irlanda, professora encontra pedra com escritos de 1.600 mil anos em jardim


Filho de Rita Lee posta homenagem para mãe após um ano de morte: ‘Te amo’


Vulcão entra em erupção na Indonésia e provoca alerta