- Getty Images
Personagem

Exame de DNA indica que o herói de guerra dos EUA Casimir Pulaski foi uma mulher

De origem polonesa, Pulaski lutou ao lado dos americanos contra os britânicos no século 18

Letícia Yazbek Publicado em 09/04/2019, às 14h16

Nascido em 1745, em Winiary, na Polônia, o general Casimir Pulaski se uniu ao exército americano em 1777, durante a Guerra de Independência dos Estados Unidos. Lutou contra as tropas britânicas e se tornou um herói de guerra tanto na Polônia quanto nos EUA.

Há cerca de 20 anos, cientistas americanos exumaram o corpo de Pulaski, sepultado na cidade de Savanah, na Geórgia, onde morreu após uma batalha. Os especialistas descobriram que o esqueleto apresentava características femininas, mas não conseguiram determinar se os ossos pertenceram realmente ao general.

Recentemente, pesquisadores fizeram um exame a partir do DNA da sobrinha neta de Pulaski e confirmaram que os ossos eram mesmo dele.

Segundo Virginia Hutton Estabrook, professora assistente de antropologia na Georgia Southern University, “uma das características que diferenciam os esqueletos masculinos e femininos é a pélvis”. Nas mulheres, a cavidade pélvica tem formato mais oval, enquanto nos homens ela apresenta forma semelhante a um coração. A pélvis do esqueleto de Pulaski revelou-se pertencente a uma mulher.

Além disso, o esqueleto mostrava sinais de desgaste causado pela equitação e uma ferida de batalha na mão direita – o que é coerente com a história do general. Ao mesmo tempo, a estrutura facial e o ângulo da mandíbula são femininos.

A equipe acredita que o general era uma mulher que vivia como homem ou era intersexual. De acordo com Estabrook, havia hormônios masculinos suficientes no corpo, de modo que Pulaski tinha pelos faciais e calvície masculina. “Obviamente, houve algum desenvolvimento genital porque temos seus registros batismais e ele foi batizado como filho”, afirmou a pesquisadora.

A descoberta será apresentada em um documentário produzido pelo canal americano Smithsonian Channel, chamado America's Hidden Stories: The General Was Female?

Inglaterra Estados Unidos História Georgia esqueleto Polônia mulher exame DNA Casimir Pulaski intersexual Guerra de Independência dos Estados Unidos gênero

Leia também

Rei Charles teria sido impedido de entregar presente a neto


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Meghan e Harry comemoram aniversário de príncipe Archie com festa íntima


Após 2.300 anos, banheiro de Alexandre, o Grande, é descoberto na Grécia


Madonna é homenageada como cidadã honorária do Rio de Janeiro


Após estadia, Madonna deixa mensagem no ‘Livro de Ouro’ do Copacabana Palace