Trecho de vídeo que ilustra trilobita no Museu Nacional - Divulgação / O Globo
Paleontologia

Existiram há 400 milhões de anos: descobertas novas espécies de trilobitas na Austrália

Extinto, o animal foi encontrado na Tasmânia e recebeu um nome científico inspirado em um dos atores da série Doctor Who

Wallacy Ferrari Publicado em 29/09/2020, às 10h11

Uma equipe de paleontólogos do Australian Museum Research Institute em parceria com as universidades de New South Wales e Macquarie localizaram restos fossilizados de um trilobita do gênero Gravicalymene no norte da Tasmânia, na Austrália. A descoberta registra a mais nova espécie do animal, nomeada “Gravicalymene bakeri”.

Os pesquisadores acreditam que o animal tenha vivido durante o período Ordoviciano Superior — aproximadamente 450 milhões de anos atrás — sendo o primeiro localizado em um território distinto dos antigos continentes Avalônia, Báltica e Laurentia, atuais Europa e América do Norte.

Fotografia do fóssil de trilobita localizado na Austrália / Crédito: Patrick Smith / Malte Ebach

 

A época de vivência do animal também é relacionada com o surgimento das primeiras plantas primitivas e do surgimento de ecossistemas marinhos mais complexos. De acordo com o estudo, publicado na revista Alcheringa: An Australasian Journal of Palaeontology, a espécie costumava caminhar no fundo do mar e já havia sido localizada em outras amostras de folhas.

Um dos co-autores aproveitou a oportunidade para homenagear o ator Tom Baker, ex-protagonista da série Doctor Who, no nome da nova espécie: “Sendo um adolescente quando a série foi ao ar novamente no início dos anos 2000, eu segui o programa religiosamente e me convenci de que uma carreira na ciência estava garantida para melhorar o mundo”, explicou o profissional Malte Ebach da University of New South Wales.

Pré-história Austrália pesquisa animais Paleontologia Tasmânia trilobita primitivos marinho Doctor Who

Leia também

Putin ordena exercícios militares com armas nucleares a suas tropas


Imagens da superfície do Sol são registradas por sonda


A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico