O ex-presidente norte-americano Donald Trump - Getty Images
Estados Unidos

Facebook decide suspender Donald Trump da plataforma por dois anos

As contas do ex-presidente norte-americano só poderão ser recuperadas depois de uma segunda avaliação, em janeiro de 2023

Pamela Malva Publicado em 05/06/2021, às 12h00

No dia 8 de janeiro, o ex-presidente Donald Trump foi permanentemente suspenso do Twitter, por suposto incentivo à invasão do Capitólio. Agora, após meses distante das redes sociais, o repulicano também foi suspenso do Facebook pelo período de dois anos.

Segundo o UOL, a empresa internacional, que também é dona do Instagram, anunciou que iria suspender as contas de Trump no Facebook até janeiro de 2023. Depois disso, uma nova avaliação deve verificar a possibilidade da volta do político para a plataforma.

“Dada a gravidade das circunstâncias que levaram à suspensão do Sr. Trump, acreditamos que suas ações constituíram uma violação grave de nossas regras que merecem a maior penalidade disponível sob os novos protocolos de aplicação”, afirmou Nick Clegg, vice-presidente de assuntos globais do Facebook, em anúncio oficial.

De acordo com o representante, será apenas depois desses dois anos que o Conselho de Supervisão de Conteúdo do Facebook irá procurar por “especialistas para avaliar se o risco para a segurança pública diminuiu". Caso a avaliação indique que ainda existe algum risco, a suspensão poderá ser estendida por mais algum período.

Ainda mais, o Facebook anunciou, na última quinta-feira, 03, que iria passar a tratar discursos de políticos da mesma forma que os de demais usuários. Dessa forma, a plataforma anunciou que as falas de políticos não serão mais isentas das aplicações de regras da comunidade que proíbem discursos de ódio, por exemplo. 

Estados Unidos Donald Trump notícia redes sociais Facebook Twitter banimento

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Zoológico da China pinta cães para simular pandas e revolta visitantes


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Alexandre Nardoni consegue progressão para o regime aberto e será solto