Montagem mostrando família que encontrou o artefato durante detecção de metais amadora, e foto dele - Divulgação/ Noonans Mayfair
Arqueologia

Ferramenta viking de mil anos é leiloada na Inglaterra

Artefato era usado pelo povo antigo para realizar a decoração de capacetes militares; entenda!

Ingredi Brunato Publicado em 20/07/2023, às 16h23

A casa de leilões Noonans Mayfair, situada na cidade de Londres, na Inglaterra, leiloou na última terça-feira, 18, um interessante artefato viking que remonta ao século 11 — tendo, portanto, cerca de mil anos de idade. 

A relíquia histórica, que é feita de bronze, consistiria em uma espécie de molde que podia ser pressionado contra folhas finas de metal, assim criando uma decoração padronizada. 

Segundo relatado pelo portal National World, o objeto seria usado para criar placas decorativas que eram, então, acopladas aos capacetes militares vestidos pelos vikings durante seus combates. 

O elmo seria de ferro, e a placa decorativa seria de cobre, prata ou ouro, dependendo do status do destinatário, e então aplicada ao elmo", explicou Nigel Mills, especialista de antiguidades da Noonans Mayfair. 

Descoberta e venda 

O molde viking foi descoberto por uma família britânica fazendo uso de um detector de metais para procurar tesouros em terrenos de Norfolk, condado não metropolitano inglês. 

Nenhum de nós tinha ideia do que poderia ser, mas naquela noite, depois de postar uma foto no Facebook, percebemos que era viking e notificamos o arqueólogo local para registrá-lo", relembrou Jason Jones, 44 anos, ainda de acordo com o National World. 

Após ir a leilão, a relíquia foi arrematada pelo valor de 15 mil libras esterlinas, que podem ser convertidas para 92,6 mil reais na cotação atual. 

Inglaterra Vikings notícias arqueologia ferramenta

Leia também

Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA