Demônio das ilustrações do Inferno de Dante Alighieri - Getty Images
Mesopotamia

Rara figura de "Demônio da Epilepsia" é revelada em estudo impressionante

Durante a análise de uma tábua em cuneiforme da Assíria, pesquisador encontrou uma incomum imagem, que revelava um ser com chifres e língua de lagarto, com um significado impactante. Confira a imagem!

André Nogueira Publicado em 24/12/2019, às 08h00

Ao analisar um tablete assírio de literatura médica de 2.700 anos, encontrado em Mosul, no Iraque, um pesquisador da Universidade de Copenhage se deparou com a figura de um demônio ligado à epilepsia. A descoberta é de grande relevância. Isso porque a retratação de demônios na argila era incomum na Mesopotâmia.

A descoberta foi creditada ao assiriólogo Troels Pank Arbøll, em estudo patrocinado pela Fundação Edubba. Elucidando nosso conhecimento sobre a saúde e a magia no mundo assírio, o desenho foi encontrado quase apagado num texto cuneiforme acadiano.

O tablete original / Crédito: Univ. de Copenhage

 

Ao investigar o desenho, o assiriólogo reparou que a imagem representava uma criatura com chifres, caudas e língua reptiliana. Com a leitura do texto, ele concluiu que se tratava da “causa da temida doença Bennu-epilepsia”, associada a uma das criaturas mitológicas.

Bennu era o nome em acadiano para as crises que hoje chamamos de epilepsia. Seus sintomas são descritos na placa. Existe uma literatura de encantamentos de exorcismo contra essas enfermidades: "os curandeiros eram responsáveis ​​por expulsar essas forças sobrenaturais e os sintomas médicos causados ​​por drogas, rituais ou encantamentos", afirma Arbøll para a agência Futurity.

Reconstituição do desenho / Crédito: Univ. de Copenhage

 

"É a primeira vez que conseguimos conectar uma das raras ilustrações de demônios nos textos médicos com a epilepsia específica", afirmou a Universidade de Copenhage em comunicado prestigiando o feito de Arbøll.

medicina Iraque Mesopotâmia magia Assíria demônio Assiriologia Copenhage Tablete

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Zoológico da China pinta cães para simular pandas e revolta visitantes


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Alexandre Nardoni consegue progressão para o regime aberto e será solto