Registro que viralizou nas redes sociais - Edu Carvalho e Reprodução/Redes Sociais
Brasil

Foto de banco de imagens: Idosa não morreu em ginásio de golpistas detidos, informa PF

A Polícia Federal negou informação de que idosa teria falecido após ser detida em atos antidemocráticos

Redação Publicado em 10/01/2023, às 09h58 - Atualizado às 16h31

Após grande repercussão nas redes sociais, a Polícia Federal negou, nesta segunda-feira, 9, a informação de que uma idosa, detida após participar de um acampamento antidemocrático em um Quartel, teria morrido.

Com o objetivo de criar a narrativa da morte da idosa, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro usaram uma foto de um banco de imagens e a informação que ela faleceu após ser detida pelas autoridades. Todavia, Edu Carvalho, fotógrafo autor da imagem, disse ao O Globo que o registro, na verdade, mostra a sua sogra, Deolinda Tempesta Ferracini, que faleceu no ano passado após passar por um AVC.

Através de uma repercutida pelo G1, a Polícia Federal enfatizou que o relato da morte de uma idosa detida compreende uma fake news. 

"A Polícia Federal informa que é falsa a informação de que uma mulher idosa teria morrido na data de hoje (9/1) nas dependências da Academia Nacional de Polícia", destaca a nota.

Fake news

A falsa informação foi repercutida até mesmo por Bia Kicis, deputada federal através do PL, num discurso realizado na Câmara dos Deputados na última segunda-feira, 9. Dando palco para a narrativa, ela chegou a informar que a OAB no DF confirmou a morte da idosa.

Após o discurso e através do Twitter, a deputada federal disse que cometeu um 'equívoco' a respeito da fonte da informação. 

"Hoje da Tribuna, informei que recebi a notícia do falecimento de uma idosa sob custódia da PF mas que não havia confirmação do fato. Posteriormente anunciei a confirmação pela OAB.O Presidente da OAB/DF me alerta que a confirmação não partiu da OAB. Peço desculpas pelo equívoco", escreveu ela.

Brasil exército morte Fake News imagem foto falecimento idosa quartel banco de imagens

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência