A ativista Francia Márquez - GUE/NGL via Wikimedia Commons
Colômbia

Francia Márquez pode ser a primeira negra a ser vice-presidente na Colômbia

Ativista, advogada e ex-doméstica, Márquez foi laureada com o ‘Nobel do Meio Ambiente’ e vítima de atentado

Fabio Previdelli Publicado em 17/05/2022, às 17h24

No dia 29 de maio, acontece o primeiro turno das eleições presidenciais na Colômbia. O pleito deste ano deve ser histórico, afinal, são grandes as chances de Francia Márquez se tornar a primeira negra a chegar ao Executivo. 

Advogada, ativista ambiental e ex-empregada doméstica, Márquez é a vice-presidente na chapa de Gustavo Petro, senador de esquerda e ex-guerrilheiro. A coalizão Pacto Histórico, do qual fazem parte, lidera as intenções de voto segundo pesquisa feita pela empresa TySE, revelada na última segunda-feira, 16. 

A dupla possui 36,64% das intenções de voto, enquanto Federico Gutiérrez , oponente da chapa de direita Equipo por Colômbia, possui apenas 21,40%, conforme repercutido pelo UOL.

Quem é Francia Márquez?

Oriunda da comunidade La Toma, que etnicamente é formada por maioria negra, Francia Márquez é tida como um “ar fresco” na política do Colômbia. Suas origens estão ligadas a um dos estados mais pobres e com maior índice de violência do país. 

Sua militância lhe rendeu o Prêmio Goldman em 2018. Considerado o ‘Nobel do Meio Ambiente’, ela foi premiada por sua luta na região, exigindo a proteção dos territórios ancestrais negros na Colômbia. No ano seguinte, foi alvo de um atentado de granadas e tiros de fuzil por conta de seu trabalho social. 

Durante sua adolescência, trabalhou como garimpeira na mineração de ouro e como empregada doméstica. Com o ofício, pagou seus estudo e sustentou seus dois filhos — mãe solo, engravidou pela primeira vez aos 16. Caso seja eleita junto a Petro, Francia Márquez prometeu que governará pelas mulheres, negros, indígenas, camponeses e pela população LGBTQIA+ da Colômbia.

notícias Colômbia Política Negra eleições presidenciais Francia Márquez

Leia também

Mãe de Isabella reage à liberdade de Alexandre Nardoni: ‘Lamentável’


Equipes de buscas encontram corpo de última vítima de desabamento de ponte nos EUA


Brasileira nos EUA viraliza ao mostrar itens que são jogados fora pelos americanos


Mulher que vive em McDonald's no Leblon lança campanha de arrecadação online


Meghan e Harry comemoram aniversário de príncipe Archie com festa íntima


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria