- BBC
Europa

Garrafa com líquido antibruxa é encontrada em antiga casa

O recipiente possuía anzóis, dentes, vidro e outros objetos, sendo encontrado durante reforma na casa onde Angeline Tubbs nasceu

André Nogueira Publicado em 04/11/2019, às 07h00

Uma garrafa do século 19 com líquidos para afastar bruxas foi encontrada numa pousada da Inglaterra, antiga casa onde Angeline Tubbs, a Bruxa de Saratoga, nasceu e cresceu até imigrar para os EUA. A produção desse modelo de garrafa começou em 1830, ou seja, depois da imigração de Tubbs.

A casa, localizada em Watford Village, Northamptonshire, passava por reformas no telhado quando o objeto foi encontrado. Acredita-se que os religiosos da sociedade vitoriana usavam a garrafa para afastar feitiços do mal e, para isso, o recipiente guardava anzóis, dentes humanos e lascas de vidro.

Casa onde reforma ocorria / Crédito: BBC

 

O proprietário do imóvel decidiu manter-se em anonimato, mas se pronunciou: "Provavelmente vou escondê-lo novamente para alguém encontrar em mais 100 anos". Segundo o Museu de Arqueologia de Londres, esse objeto é comum, e muitos foram encontrados em estruturas históricas, margens de rios e outros locais.

“Certamente é mais antiga que a maioria das garrafas de bruxa, e infelizmente não é contemporânea à Angeline Tubbs, mas ainda é uma descoberta fascinante”, afirmou Dr. Ceri Houlbrook, da Universidade de Hertfordshire. Por mais que muitas dessas garrafas sejam do século 18, o modelo em forma de torpedo, que foi encontrado, é mais recente.

Inglaterra bruxa Líquido Angeline Tubbs

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada