Montagem mostrando filhote com a mãe, e filhote sozinho - Divulgação/ Curraghs Wildlife Park
Gibão-prateado

Gibão-prateado: Primata raríssimo nasce em parque do Reino Unido

O filhote é de uma espécie ameaçada de extinção, de forma que seu nascimento é muito significativo

Redação Publicado em 28/09/2023, às 14h02

Nesta quinta-feira, 28, o Curraghs Wildlife Park, um parque de preservação da vida selvagem, anunciou através de sua conta oficial do Facebook que o local foi palco do nascimento de um gibão-prateado. 

A espécie de primata é raríssima e também considerada ameaçada de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), em parte justamente por ser natural de uma área densamente povoada pelo homem. 

O parque, vale apontar, fica localizado na Ilha de Man, um território pertencente ao Reino Unido. Outro detalhe importante é que esse não é o primeiro filhote a nascer na reserva natural: o recém-nascido possui outros dois irmãos, Ffinlo e Aalin, que vieram ao mundo entre 2017 e 2020. 

Iniciativa ambiental 

Os pais dos primatas, aliás, foram levados até o Curraghs Wildlife Park como parte de um programa de preservação ambiental da Eaza (Associação Europeia de Zoológicos e Aquários). 

A organização acompanha com entusiasmo o sucesso da iniciativa, que pretendia justamente promover a reprodução dos gibões-prateados

Existem apenas 52 gibões-prateados aos cuidados de nove jardins zoológicos europeus. Por isso o nascimento é muito significativo. Sabemos como os programas da Eaza são vitais para os esforços de conservação e estamos muito orgulhosos de desempenhar a nossa parte", explicou Kathleen Graham, gerente do parque, ainda de acordo com o veículo. 
Reino Unido notícias filhote gibão-prateado

Leia também

Estudante de SP registra foto de galáxia a 14 milhões de anos-luz da Terra


Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Quartel da Guerra Revolucionária queimado por britânicos é encontrado nos EUA


Nasa: Quinta lua de Júpiter é capturada na Grande Mancha Vermelha pela primeira vez