Indígenas Yanomami em Terra Yanomami - Reprodução/Twitter/SurvivalInternational
Yanomami

Governo apura denúncia de que garimpeiros engravidaram adolescentes Yanomami

A informação foi dada para a equipe do Ministro de Direitos Humanos, Silvio Almeida, durante visita a Roraima

Redação Publicado em 03/02/2023, às 18h05

Nesta sexta-feira, 3, o ministro de Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Silvio Almeida, emitiu um comunicado informando que o governo federal está apurando a denúncia de que ao menso 30 adolescentes Yanomami engravidaram de garimpeiros ilegais. A informação foi passada durante visita da equipe do ministro a Roraima. 

Em entrevista ao canal GloboNews, Silvio Almeida declarou:

Estamos fazendo um relatório de violação de direitos humanos neste contexto, e a Secretaria Nacional da Criança e do Adolescente, ao colher as informações, chegou a informação de que haveria ao menos 30 adolescentes grávidas dos garimpeiros”. 

Os secretários responsáveis pelas investigações de violação aos indígenas no território Yanomami ressaltaram, em nota, que a situação é de um “cenário de insegurança” e que existem outros relatos de estupros por parte dos garimpeiros contra mulheres e meninas. 

Violência 

De acordo com o portal G1, o relatório “Yanomami Sob Ataque”, elaborado em abril do ano passado, revelam inúmeros depoimentos de indígenas que falam sobre o medo de sofrerem violência sexual pelos invasores. Além disso, elas afirmam que os garimpeiros exigiam sexo com as meninas em troca de comida

Em outro trecho, uma mulher Yanomami acrescenta:

Elas eram novas, tendo apenas tido a primeira menstruação. Os garimpeiros estupraram muito essas moças e as embriagavam de cachaça".

Daro Kopenawa, vice-presidente da Hutukara Associação Yanomami (Hay), ressalta, a respeito dos diversos abusos e violações de direitos da população:

Esse documento mostra a realidade que estamos vivendo e suas consequências, de muita violência e vulnerabilidade. O meu povo está sofrendo. Pedimos o apoio da população para se unir ao nosso grito de socorro para a retirada imediata dos garimpeiros do nosso território". 
gravidez violência garimpeiros adolescentes direitos humanos Violência Sexual Yanomami Silvio Almeida

Leia também

Whoopi Goldberg 'convidou' o Papa para participar de "Sister Act 3"


Influencer gera revolta em visita à Casa de Anne Frank: 'Viveu melhor do que nós'


Satélites da Nasa revelam as imagens mais nítidas da cheia em Porto Alegre até agora


Príncipe Harry recebe irmãos de Diana em missa, ignorada pela família real


Após 2.300 anos, banheiro de Alexandre, o Grande, é descoberto na Grécia


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais