Pintura retratando a Peste Negra - Getty Images
Europa

Escavação em Igreja da Inglaterra revela o pânico da Peste Negra

Desde 2013, uma equipe de arqueólogos pesquisa a Abadia de Thornton para entender as consequências de uma das piores epidemias da História na comunidade rural

Alana Sousa Publicado em 18/02/2020, às 16h00

Uma ampla escavação realizada pela Universidade de Sheffield na Abadia de Thornton, em Lincolnshire, na Inglaterra, pretende apresentar uma nova faceta sobre a desolação da Peste Negra — uma das piores epidemias da História, que dizimou quase metade da população europeia.

O principal líder do estudo, Dr. Hugh Willmott, estudou, desde 2013, a comunidade rural de Lincolnshire e como eles lideram com as altas quantidades de mortes durante o século 14. O resultado completo da pesquisa será divulgado na revista Antiquity.

A equipe de arqueólogos percebeu que a Igreja exerceu um forte papel durante a proliferação da Peste. As pessoas que recorriam aos monges não procuravam a cura ou salvação, mas sim um último consolo em vida.

Os enterros em massa foram essenciais para lidar com a doença fatal, pois não havia tempo para organizar funerais individuais e, nem mesmo, havia sepulturas o suficiente para lidar com a demanda. Ainda que os corpos fossem depositados em valas de grupo, cada um recebia um tratamento único: “Os mortos foram tratados com muito respeito e cuidado, como seria de esperar em tempos normais”, afirma Willmott.

Ainda durante a pesquisa, a equipe descobriu que os religiosos sofriam com a infecção de pessoas doente. “Os padres, por causa de seu papel, provavelmente tinham a maior taxa de mortalidade de qualquer grupo”, diz o autor. Que ainda ressalta que todas as vítimas recebia uma cerimônia cristã após o óbito.


+Saiba mais sobre a Peste Negra:

A Nova Peste Negra, de José Marcos Ramos Vital (2019) - https://amzn.to/3bSAgzG

A grande mortandade, de John Kelly (2011) - https://amzn.to/329v3Pv

1348 - A Peste Negra, de José Martino - https://amzn.to/2P7Ac5v

O Ano da Peste Negram, de Ana Maria Magalhães (2012) - https://amzn.to/2STYsJo

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Inglaterra Europa História morte Peste Negra epidemia

Leia também

Santo Graal do Lego: Menino encontra polvo perdido no mar há quase 30 anos


Mãe e filha que vivem há 3 meses em lanchonete chamam atenção de moradores do Leblon


Casal é condenado a 20 anos por morte de filha que 'derreteu' no sofá


Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington


Na Alemanha, ‘túmulo de zumbi’ de mais de 4 mil anos é descoberto em escavação


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada