Garrafa para espantar bruxas e maus espíritos - Robert Hunter/Divulgação
Estados Unidos

Garrafa do século 19 para afastar bruxas é encontrada nos Estados Unidos

O objeto pertenceu a soldados da Guerra Civil Americana e armazenava itens peculiares

Alana Sousa Publicado em 28/01/2020, às 18h00

Em uma fortaleza construída em 1861, durante a Guerra Civil Americana, pesquisadores encontraram, durante uma escavação, uma garrafa contendo um curioso talismã contra bruxas e maus espíritos. Localizada no Condado de York, no estado da Virgínia, Estados Unidos, a estrutura já foi ocupada pelas tropas confederadas e, mais tarde, pelas forças da União.

A garrafa, descoberta pela equipe do Centro William & Mary de Pesquisa Arqueológica (WMCAR), mede cerca de 13 cm de altura e 8 cm de largura. Curiosamente ela continha uma grande quantidade de unhas e pregos. O artefato estava quebrado, mas ainda sim, em bom estado de conservação.

Tanto o arqueólogo e funcionário do WMCAR, Oliver Mueller-Heubach, quanto, o fundador do Centro de Pesquisa, Robert Hunter sugerem a hipótese de que o pote de vidro fazia parte de um ritual raro para afastar bruxas.

Joe Jones, diretos do WMCAR, explica que o achado “é realmente uma cápsula do tempo representando a experiência das tropas da Guerra Civil, uma janela diretamente para o que esses caras estavam passando ocupando essa fortificação nesse período de tempo”.

Os pesquisadores apontam que a garrafa foi deixada por um soldado da União, acrescentando que o medo e a morte eram algo que estava sempre presente. “As tropas da União foram uma força de ocupação no território inimigo durante a maior parte da guerra; portanto, havia muita disposição e energia para afastar”, conta Jones, em comunicado.

A prática de utilização de objetos para quebrar ou evitar alguma maldição foi comum entre os séculos 16 e 17, principalmente na Inglaterra. Agora, com a descoberta, os estudiosos pretendem compreender mais sobre as superstições que também afetaram os Estados Unidos.


+Saiba mais sobre bruxas através das obras abaixo

História da Bruxaria, Jeffrey B. Russell, Brooks Alexander (2019) - https://amzn.to/2OqDZLj

O Livro Completo de Bruxaria, Raymon Buckland (2019) - https://amzn.to/37IeFI5

Mulheres E Caça Às Bruxas, Silvia Frederici (2019) - https://amzn.to/2rqV677

Escaping Salem: The Other Witch Hunt of 1692, Richard Godbeer (2005) - https://amzn.to/2s1sf9l

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

História morte guerra civil arqueologia bruxas garrafa Estado Unidos

Leia também

Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Padre rouba mais de 200 mil reais da igreja para gastar em jogos de celular


Casal escreve declaração de amor em placa turística e acaba preso em Goiânia


11 de setembro: Cenas inéditas do atentado podem aparecer no novo filme de Coppola


Imagem mais nítida de nebulosa Cabeça de Cavalo é registrada por James Webb