Preparação de treino de Jason sendo filmada por equipe de TV - Divulgação/Twitter/LiversidgeJason/28.09.2020
Reino Unido

Homem quebra recorde mundial ao atingir mais de 107 km/h em cadeira de rodas

O britânico conseguiu arrecadar uma grande quantia em dinheiro para auxiliar outras pessoas com doenças motoras progressivas

Wallacy Ferrari Publicado em 05/12/2020, às 08h49

Um britânico foi responsável por quebrar um dos recordes radicais mais bizarros da história: ele confeccionou um híbrido de cadeira de rodas e carrinho de kart e conseguiu atingir 107,54 km/h, sendo essa a velocidade mais rápida já atingida na ferramenta de amparo à deficiência, de acordo com o Guinness World Records.

O rapaz, identificado como Jason Liversidge, descobriu em 2013 que estava com uma doença degenerativa progressiva que atingia sua capacidade motora, preparando a inabilitação nos anos seguintes.

De acordo com o UOL, ele possui apenas 5% do movimento corporal atualmente, mas trabalhou nos últimos três anos com especialistas para confeccionar a cadeira. Estruturalmente, o veículo deveria ser rígido e seguro para o passageiro — porém, precisava requerir o mínimo de esforço mecânico possível para atingir uma alta velocidade com equilíbrio.

O registro do recorde foi feito pela Associação de Cronometragem do Reino Unido, tendo a confirmação na terceira tentativa. Nas duas primeiras, Liversidge não conseguiu atingir nem 90km/h. Com a atenção obtida, ele arrecadou mais de 5,4 mil libras para a Associação de Doenças Motoras do Reino Unido.

De acordo com o condutor, o intuito do recorde é deixar um legado positivo para as filhas sobre recomeço e a busca por reestruturação: "Estou apenas fazendo o que acho que é a coisa certa para minha família. Que pai não iria tentar fazer o melhor por seus filhos?", acrescentou em coletiva.

Reino Unido produção bizarro recorde registro cadeira de rodas

Leia também

Sobrinha do 'tio Paulo' comenta caso após ser solta: 'Eu não percebi'


Putin ordena exercícios militares com armas nucleares a suas tropas


Imagens da superfície do Sol são registradas por sonda


A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada