Stutthof, Campo de concentração nazista - Wikimedia Commons
Segunda Guerra

Idosa de 95 anos é acusada por participação em genocídios nazistas durante a Segunda Guerra Mundial

Sabe-se que a mulher atuou como secretária em um Campo de Concentração, mas ainda não há certeza se ela será levada a julgamento

Penélope Coelho Publicado em 07/02/2021, às 11h35

De acordo com informações publicadas na última sexta-feira, 5, pela BBC, uma mulher de 95 anos — que atualmente vive em um lar de idosos — foi acusada de ter sido cúmplice de assassinatos cometidos por nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial.

Chamada de Irmgard F, sabe-se que a mulher trabalhou para o comandante de um Campo de Concentração. A mulher foi secretária no brutal Campo nazista de Stutthof, localizado na Polônia.

De acordo com as autoridades alemãs, a idosa é acusada de ter participado como cúmplice em "mais de 10 mil casos" de homicídio. Segundo a reportagem, ainda não há certeza se a mulher será levada a julgamento, seu papel nos assassinatos ainda está sendo investigado.

Na época em que atuou em Stutthof, Irmgard era menor de idade, atualmente, o tribunal alemão está decidindo se o possível julgamento será levado como um caso para menores, ou não.

Sabe-se que o Campo de Concentração de Stutthof foipalco para tragédias horríveis. Cerca de 100 mil prisioneiros foram mantidos no local, sobrevivendo em condições desumanas.

Diversas vítimas morreram em decorrência da fome, doenças e também por injeções letais ou câmeras de gás. Por sua vez, a idosa afirma que não tinha conhecimento das mortes nas câmaras de gás.

Sobre a Segunda Guerra 

Ocorrida entre 1939 e 1945, o segundo conflito militar se dividia entre Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e Aliados (França, Inglaterra, EUA e URSS). Com batalhas sangrentas deixando de 70 a 85 milhões de mortos, a Segunda Guerra ficou marcada pelos horrores da Alemanha Nazista e dos campos de concentração, organizados pelo partido de Adolf Hitler.

Nomes como o de Winston Churchill, Franklin D. Roosevelt e Josef Stalin foram ativos para combater os regimes fascistas de Hitler e Benito Mussolini. Um dos capítulos mais sombrios e notórios do século 20 deixou marcas na humanidade que, até hoje, não foram totalmente resolvidas.

Segunda Guerra Mundial Alemanha notícias nazista idosa

Leia também

Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Itália: Após 11 anos, autoridades identificam corpo de vítima de naufrágio


Salvador: Mãe de aluno ataca colégio por uso de livro antirracista


Narrador que presenciou acidente de Senna revela bastidores da tragédia: ‘Clima de morte’


Walter Hertel, soldado da FEB na Segunda Guerra Mundial, morre aos 101 anos


Quem criou o famoso capacete verde e amarelo de Ayrton Senna?