Arqueólogos escavando igreja soterrada ao norte da Etiópia - Divulgação: Ioana Dumitru
Etiópia

Igreja de civilização norte-africana pouco conhecida é encontrada na Etiópia

O antigo reino de Aksum se concentrava ao norte da Etiópia e, por conta dos constantes conflitos no atual país, poucas expedições são realizadas

Caio Tortamano Publicado em 11/12/2019, às 08h00

Foi encontrado ao norte da Etiópia uma igreja soterrada com itens e artefatos tanto cristãos quanto pagãos. A construção pertence ao século 4, e dizem respeito ao antigo reino de Aksum, uma civilização norte-africana pouco conhecida que foi uma das primeiras a se converter ao cristianismo.

Arqueólogos descobriram a igreja construída no estilo romano enquanto escavavam a cidade enterrada de Beta Samati, que fazia parte do reino centralizado em Askum. A cidade foi uma potência regional do período de 80 a.C. até 825, e um parceiro comercial relevante para o Império Romano pela proximidade com o Mar Vermelho.

Por mais desconhecida que seja a civilização Aksum, ela foi tão importante quanto as egípcias e gregas — e etão antiga quanto. Porém, diversos problemas políticos que perduram até hoje no país africano impossibilitam as pesquisas arqueológicas.

Anel dourado com pedra avermelhada em seu centro / Crédito: Divulgação -  Ioana Dumitru

 

A descoberta do sitio arqueológico permitiu que os estudiosos constatassem que o templo existiu durante períodos pagãos, cristãos e no início da era islâmica.

Dentro dele estavam itens como artefatos cristãos, moedas de bronze que confirmavam a idade da pequena basílica, imagens de barro e grandes vasilhas onde era armazenado vinho e azeite.

Denotando a influência pagã no local estavam anéis e ornamentos com cabeças de touros, que provavelmente eram glorificados em Beta Samati. O item mais valioso encontrado levava justamente a imagem do animal, um anel de ouro com a pedra cornalina em seu centro.

Em Aksum encontra-se o que pesquisadores acreditam ser o lendário local da Arca da Aliança, ornamento que teria, supostamente, guardado as tábuas dos dez mandamentos.  A Igreja de Santa Maria de Sião, localizada ao norte da Etiópia, possui uma réplica supostamente idêntica da lendária arca.

Etiópia Império Romano arqueologia Cristãos

Leia também

Rei Charles teria sido impedido de entregar presente a neto


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Meghan e Harry comemoram aniversário de príncipe Archie com festa íntima


Após 2.300 anos, banheiro de Alexandre, o Grande, é descoberto na Grécia


Museu Nacional recebe coleção de fósseis brasileiros


Madonna é homenageada como cidadã honorária do Rio de Janeiro