Curiosidades » Religião

Onde está a Arca da Aliança?

O objeto sagrado tem sido procurado há séculos, mas onde está?

Redação Publicado em 14/10/2019, às 08h57

None
Reprodução

Segundo o relato em Êxodo (25:10), quando Moisés estava no topo do Sinai recebendo os Dez Mandamentos, também ganhou instruções de Deus para criar um lugar onde guardá-los.

Uma arca de madeira banhada a ouro, que os judeus passaram a levar consigo em suas andanças pelo deserto até a conquista de Canaã. A Arca teria um poder especial de matar quem olhasse para dentro dela - ou, melhor dizendo, uma maldição especial, pois era Deus quem punia as pessoas dessa forma.

A Arca não é um Santo Graal, uma peça mitológica. Se, conforme já mostramos, toda a narrativa do Êxodo e da conquista de Canaã é posta em dúvida, a existência da Arca não está em questão.

"A Arca é uma característica regular do Velho Testamento, fazendo várias aparições nos cinco primeiros livros da Bíblia," afirma o historiador da religião Baruch Halpen, da Penn State University (EUA). "Essas várias referências são bastante consistentes e, quando você considera isso tudo, é bem provável que a Arca fosse um objeto real."

Um objeto que foi perdido na conquista de Judá pela Babilônia, em 587 a.C. A partir daí, o que existe é pura especulação. Teriam os babilônicos a levado embora? Guardado? Destruído? Teriam os judeus dado um jeito de protegê-la?

A própria Bíblia (na versão católica) traz um palpite. Conforme o Segundo Livro dos Macabeus (2:4-5), escrito quase 500 anos após a perda, o profeta Jeremias a escondeu sob o Monte Nebo (atual Jordânia). O texto rabínico Midrash Tanhuma mostra o rabino Eliezer ben Jose afirmando ter visto sua tampa em Roma, no século 2.

Outros acreditam que tenha sido enterrada embaixo do Monte do Templo - uma tese que, exigindo cavar sob a Mesquita de Al-Aqsa e o Muro das Lamentações, provavelmente não será testada.

Segundo a Igreja Ortodoxa Etíope, a busca será em vão. Eles dizem que a Arca está com eles. Em 2009, o patriarca Abune Paulos prometeu revelá-la ao mundo. Para voltar atrás no dia seguinte, mas ganrantindo que ele poderia "atestar por sua existência".

Halpen joga um balde de água fria. "Todas as versões são fantasia e nunca iremos realmente saber qual é real. Mas algumas teorias parecem mais plausíveis que outras. Teria sido a Arca escondida dos babilônios? Improvável. Teria sido levada por eles? Esta é mais provável."