Ossadas guardadas na cripta da igreja - Divulgação / vídeo / Youtube
Reino Unido

Igreja medieval guarda mais de 4 mil esqueletos em cripta, no Reino Unido

Instituição conta com o maior número de restos mortais humanos em toda a Grã-Bretanha

Redação Publicado em 24/09/2022, às 09h57 - Atualizado em 06/10/2022, às 08h47

A Igreja de St Leonard, localizada na cidade inglesa de Hythe, abriga em sua cripta a maior quantidade de restos humanos de todo o Reino Unido.

Conforme informou o jornal Mirror, mais de quatro mil esqueletos pertencentes a homens, mulheres e crianças não identificados estão guardados sob os pisos da instituição religiosa. Até hoje, somente uma ossada foi identificada: a de um clérigo assassinado há oito séculos.

Segundo o UOL, a cripta começou a receber visitantes ainda na Idade Média, logo após a morte do arcebispo Becket, por volta do ano 1200. A princípio, as visitas eram feitas por peregrinos que desejavam ver o santuário do religioso e, com o tempo, o local se tornou atração turística paga.

Mitos e lendas

Até hoje, não se sabe ao certo qual seria a origem dos esqueletos. Há quem diga que eles pertenceram a vítimas da Peste Bubônica, enquanto que outros acreditam que se tratam dos ossos de soldados.

Durante a era vitoriana, contudo, foi espalhado o mito de que aqueles seriam os restos mortais de invasores vikings mortos em batalha ou afogados no mar. Entretanto, o mais provável é que os esqueletos tenham se acumulado na igreja como resultado de sua própria expansão.

A instituição, que foi ampliada para um local de sepultamentos, teria desenterrado ossadas e as abrigado em seu interior. Os primeiros restos mortais, que pertenceriam a moradores locais, foram desenterrados no século 13, quando ocorreu a ampliação da instituição.

Inglaterra Reino Unido Igreja ossos Esqueletos Cripta

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência