Imagem dos anéis de Netuno capturada pelo James Webb - Divulgação / NASA
James Webb

Imagem mais clara dos anéis de Netuno em 30 anos é capturada por James Webb

O telescópio James Webb já havia capturado imagens de Marte na última segunda, 19

Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 21/09/2022, às 16h57

Nesta quarta-feira, 21, a imagem mais clara dos anéis de Netuno dos últimos 30 anos foi capturada pelo telescópio espacial James Webb, da Nasa. Além deles, 7 das 14 luas conhecidas de Netuno apareceram nítidas nas imagens. Galatea, Naiad, Thalassa, Despina, Proteus, Larissa e Triton estão visíveis.

O planeta é o mais distante do Sol no sistema solar, além de ser conhecido como gigante de gelo, por sua composição química no interior. O telescópio Humble já registrou imagens do astro na cor azul, e tal coloração, segundo a Nasa, se dá na presença de pequenas quantidades de metano em forma gasosa.

Imagem mostra 7 luas de netuno - Crédito: Divulgação / NASA

 

A imagem ainda mostra a lua Triton com um brilho mais intenso, isso porque ela é capaz de refletir 70% da luz solar que chega até ela. Em um comunicado, a Nasa explicou o fato:

O brilho de Triton supera em muito Netuno nesta imagem porque a atmosfera do planeta é escurecida pela absorção de metano. Triton orbita Netuno de forma incomum, para trás (retrógrada), levando astrônomos a especularem que esta lua era originalmente um objeto do cinturão de Kuiper e que foi capturado gravitacionalmente por Netuno”.

Tecnologia inovadora

O telescópio de mais de US$ 10 bilhões levou duas décadas para ficar pronto e já captou belas imagens do espaço. Na última segunda-feira, 19, a Nasa e a ESA (Agência Espacial Europeia) divulgaram as primeiras imagens de Marte tidas por Webb.

O infravermelho da NIRCam (Near-Infrared Camera, em inglês) do telescópio espacial foi o que possibilitou a inédita visão dos anéis e das luas de Netuno, segundo a Folha de S. Paulo. De acordo com a agência espacial, a câmera cria objetos na faixa do infravermelho, o que permite que Netuno seja visto sem a coloração azul.

Comparação da imagem de Netuno entre os telescópios Voyager 2, Hubble e James Webb - Crédito: Divulgação / NASA
Nasa imagem Telescópio Netuno james webb luas

Leia também

Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência


Estudante de SP registra foto de galáxia a 14 milhões de anos-luz da Terra


Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Quartel da Guerra Revolucionária queimado por britânicos é encontrado nos EUA