O primeiro-ministro do Iraque, Mustafa Al-Kadhimi, com o Príncipe Charles - Divulgação/Twitter/Mustafa Al-Kadhimi
Iraque

Iraque irá receber da Grã-Bretanha objeto de 4 mil anos saqueado no século 20

O primeiro-ministro Al-Kadhimi se encontrou com o Príncipe Charles e Boris Johnson antes da decisão ser tomada

Alana Sousa Publicado em 28/10/2020, às 13h30

O primeiro-ministro do Iraque, Mustafa Al-Kadhimi, anunciou na última sexta-feira, 23, em seu Twitter, que a Grã-Bretanha irá devolver um objeto saqueado de 4 mil anos. A decisão foi tomada durante a viagem do político à Europa, na semana passada. A informação foi divulgada pelo site de notícias do Oriente Médio, Al-Monitor.

Durante sua passagem pela Inglaterra, Al-Kadhimi se encontrou com o Príncipe Charles, filho da rainha Elizabeth II e, ainda com primeiro-ministro britânico, Boris Johnson. O objeto, uma placa suméria, datada de 2.400 a.C., foi um dos assuntos debatidos.

A relíquia havia sido encontrada por arqueólogos do Reino Unido no início do século 20 e, desde lá, estava em uma coleção particular, identificada como “tábua acádica asiática ocidental”. Entretanto, o Museu Britânico alertou a polícia após identificar o apetrecho em um leilão; após uma investigação a origem da placa foi finalmente revelada: pertencia a um antigo templo sumério.

رئيس مجلس الوزراء @MAKadhimi يزور، صباح اليوم الجمعة، المتحف البريطاني في العاصمة لندن، وذلك على هامش زيارته الحالية الى بريطانيا، واطلع سيادته على القطع الأثرية التي سيتم تسليمها الى العراق رسميا مطلع العام المقبل. pic.twitter.com/uWHED5Qn96

— المكتب الاعلامي لرئيس الوزراء 🇮🇶 (@IraqiPMO) October 23, 2020

O artefato ainda ficará por algumas semanas em exibição no museu antes de ser enviado de volta ao seu verdadeiro lar. Essa não é a primeira vez que o Iraque recebe itens saqueados, em 2018, o país obteve mais de 3 mil relíquias de uma empresa ilegal. O Museu Britânico também está envolvido em uma nova prática e já devolveu centenas de apetrechos para seus lugares ancestrais.  

Inglaterra História Reino Unido arqueologia Iraque Príncipe Charles

Leia também

Madeleine McCann: mensagem deixada por amigo de suspeito mudou rumo das investigações


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Vila de Joseph Goebbels, ministro de Hitler, pode ser doada; entenda!


Nova série sobre a vida de Gandhi é inspirada em ‘The Crown’, entenda!


Justiça do Nepal limita número de alpinistas para 'deixar o Everest respirar'


China: Missão para coletar amostras do lado 'oculto' da Lua é lançada