Nebulosa Planetária do Anel Sul, em foto tirada por James Webb - Divulgação / NASA
Supertelescópio

James Webb, o ‘supertelescópio’ da Nasa, revela novos registros do Universo

Mais lidas: Depois da primeira foto científica e colorida, novas imagens foram exibidas nesta terça, 12

Redação Publicado em 12/07/2022, às 19h15 - Atualizado em 17/07/2022, às 20h00

James Webb, o telescópio espacial, revelou ao mundo uma série de imagens e dados científicos das suas observações iniciais, nesta terça-feira, 12, um dia após a divulgação de seu primeiro registro colorido. Os dados e as imagens divulgadas marcam o início oficial das operações científicas do telescópio espacial de US$ 10 bilhões.

O supertelescópio faz parte de um programa liderado pela NASA, em parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) e a Agência Espacial Canadense (CSA). Nessa primeira fase da missão, ele apontou seus instrumentos para regiões do espaço que foram escolhidas por um comitê internacional de cientistas.

As imagens, segundo a NASA, mostram duas nebulosas (nuvens gigantes de poeira e gás que pairam no espaço), um exoplaneta gasoso, e também um grupo de galáxias a cerca de 290 milhões de anos-luz de distância. Os dados e as imagens divulgadas marcam o início oficial das operações científicas do telescópio espacial de US$ 10 bilhões.

'Quinteto de Stephan', em foto tirada pelo novo telescópio - Foto: Divulgação / NASA

 

O "supertelescópio"

Depois de ter divulgado, ontem, 11, a imagem do aglomerado de galáxias chamado de SMACS 0723, a primeira foto colorida feita pela nova tecnologia, o administrador da NASA, Bill Nelson, disse: “Hoje, apresentamos à humanidade uma visão inovadora do cosmos do Telescópio Espacial James Webb – uma visão que o mundo nunca viu antes”.

Segundo a NASA, o James Webb irá ajudar a resolver mistérios em nosso sistema solar, assim como vai investigar as origens do nosso universo. Ele também poderá explorar o potencial de vida em sistemas planetários remotos. O observatório é considerado o maior telescópio de ciência espacial já construído, de acordo com informações do G1.

Nebulosa de Carina, em nova foto de James Webb - Foto: Divulgação / NASA
Nasa Espaço imagens universo registros coloridas Telescópio james webb

Leia também

Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!


Novo estudo aponta "primeiro animal antigo hospedeiro da lepra"


Pedaço de raro pigmento púrpura é descoberto na Inglaterra


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás