Imagem ilustrativa de uma viatura de polícia - Reprodução/Pixabay/Franz P. Sauerteig
Espanha

Jihadista é detido por defender ataques à comunidade LGTB+ e judeus

O homem foi detido no último dia 28, na Espanha, pela Polícia Nacional

Redação Publicado em 03/11/2023, às 19h41

No último dia 28, na Espanha, o jihadista Said B. foi preso pela Polícia Nacional em sua casa localizada em Terrassa, Barcelona, após acusações de apoiar ataques terroristas pelo país e de ofender, em especial, a comunidade judaica e o coletivo LGTB+.

Segundo fontes judiciais, o Tribunal Nacional ordenou a prisão de Said B. após ele se definir como um “lobo solitário”. Além disso, a polícia disse que ele estava sob vigilância, mas o que levou sua prisão foi o fato dele ter demonstrado “vontade de agir e acelerou a busca por facas e coletes à prova de balas”.

Segundo repercutiu o jornal O Globo com informações do El País, em um comunicado divulgado nesta sexta-feira, 3, a polícia disse que o homem tinha lançado “publicações expressas a favor das ações jihadistas na Europa, especialmente na Espanha, tanto em retaliação pela perda de Al-Andalus como elogiando o ataque perpetrado em Algeciras em 25 de janeiro”.

Detalhes 

O homem, que tinha um perfil no TikTok, também foi alvo de reclamações de outros usuários para a polícia local. Um deles disse em resposta aos vídeos do detido: “Aqui você tem um terrorista. Você tem isso na Espanha. Se você entendesse o que ele diz, saberia que a qualquer momento ele pode sair na rua e causar qualquer desastre”.

“Estou farto de como ele diz algumas coisas sobre terroristas e ninguém faz nada porque ele fala em árabe e você não o entende”, comenta o usuário da plataforma.

Mas toda vez que ele faz shows ao vivo e faz vídeos ele diz que está com a guerra islâmica, e eu ouço isso dia após dia. Cada vez o tom dele é mais sério”, completa.

Vale destacar que, desde o último ano, Said B. já estava sob escrutínio dos serviços de informação. Dentre as acusações, o homem é apontado pelos crimes de glorificação, doutrinação e ameaças terroristas, bem como de crimes de ódio.

Espanha Polícia TIKTOK jihadista Said B.

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência