Exemplos de ovos Fabergé expostos em galeria - Divulgação / Fabergé Museum
Ovo Fabergé

Joia milionária: Ovo Fabergé teria sido encontrado em iate de oligarca russo

O Ovo Fabergé, descoberto dentro da embarcação apreendida, é extremamente raro

Redação Publicado em 21/07/2022, às 19h47

Após seu exército invadir a Ucrânia, a Rússia passou a ser alvo de uma série de sanções internacionais, incluindo o congelamento e apreensão de bens pertencentes a membros da elite do país. 

Entre esses, estiveram diversos iates pertencentes a magnatas russos. Segundo repercutido recentemente pela CNN, foi em uma dessas embarcações, que estava aportada na ilha de Fiji, que autoridades norte-americanas encontraram o que seria um tesouro de valor altíssimo: um possível ovo Fabergé

A obra-prima da joalheria faz parte de uma limitada coleção de cerca de 50 peças que foram encomendadas pelos czares russos entre os séculos 19 e 20. Os objetos, que possuem padrões únicos e são encrustados de pedras e metais preciosos, são considerados um verdadeiro símbolo de riqueza. 

Da Rússia para a Ucrânia 

De acordo com a CNN, ainda será avaliado se o ovo Fabergé é original, ou se estão diante de uma réplica. Caso seja o primeiro caso, vale dizer que a joia seria uma das poucas dezenas de sobreviventes das quais temos conhecimento hoje, sendo considera raríssima. 

O veículo entrevistou a procuradora-geral adjunta Lisa Monaco, que faz parte da equipe estadunidense que confiscou o iate. De acordo com ela, o Departamento de Justiça norte-americano fez uma solicitação para que todas as riquezas russas apreendidas sejam vendidas e tenham seus lucros repassados para o governo da Ucrânia. 

Rússia Ucrânia czar raro magnata iate joalheria Joia apreensão precioso Ovos Fabergé

Leia também

Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington


Arqueólogos desvendam origem da 'Excalibur' encontrada na Espanha


Tumba luxuosa de 2.200 anos encontrada na China pode pertencer a antigo rei


Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Mapa geológico sobre a Lua mais detalhado já criado é revelado pela China