Presidente Jair Bolsonaro - Getty Images
Lei

Lei Padre Júlio Lancellotti é vetada por Bolsonaro

A lei iria proibir a construção e instalação de pedras e estacas com o intuito de afastar a população em locais públicos

Redação Publicado em 14/12/2022, às 08h40

Na última terça-feira, 13, um projeto de lei que já havia sido aprovado pelo Congresso Nacional foi vetado de forma integral pelo presidente da República em exercício, Jair Bolsonaro (PL).

A lei iria proibir a chamada ‘arquitetura hostil’, que são as construções caracterizadas pela instalação de construções pontiagudas, jatos de água, pedras ásperas, arame farpado e pavimentação irregular, que tem como intenção o afastamento e a dificultação ao acesso de pessoas em situação de rua a determinados lugares públicos. 

A lei, que levou no Congresso o apelido de Padre Júlio Lancellotti, um dos ativistas nessa causa, teve seu veto publicado nesta quarta-feira, 14, pelo Diário Oficial da União (DOU). 

O veto e o projeto  

Conforme apurado pelo G1, o veto do presidente "preserva a liberdade de governança da política urbana", através de material divulgado pelo governo federal.

Segundo avaliação de Bolsonaro, o projeto "poderia ocasionar uma interferência na função de planejamento e governança local da política urbana, ao buscar definir as características e condições a serem observadas para a instalação física de equipamentos e mobiliários urbanos, a fim de assegurar as condições gerais para o desenvolvimento da produção, do comércio e dos serviços".

O projeto, que até então está vetado, apresentou proposta para alteração do Estatuto da Cidade a fim de que fosse proibido "o emprego de materiais, estruturas equipamentos e técnicas construtivas hostis que tenham como objetivo ou resultado o afastamento de pessoas em situação de rua, idosos, jovens e outros segmentos da população."

lei Jair Bolsonaro Congresso veto

Leia também

Brasileira nos EUA viraliza ao mostrar itens que são jogados fora pelos americanos


Mulher que vive em McDonald's no Leblon lança campanha de arrecadação online


Meghan e Harry comemoram aniversário de príncipe Archie com festa íntima


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Após 2.300 anos, banheiro de Alexandre, o Grande, é descoberto na Grécia


Em leilão, guitarra que pertencia a Prince pode ser arrematada por US$ 600 mil