Imagem ilustrativa de fogão à gás - Foto por stevepb via Pixabay
Brasil

Lenha ultrapassa gás de cozinha como fonte de energia mais usada nos lares brasileiros

Um estudo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) mostrou que a crise dos botijões mudou o hábito do consumidor final

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Victória Gearini Publicado em 11/10/2021, às 09h19

Com o aumento notável do gás de cozinha e limitações de gastos em famílias mais pobres, um hábito histórico teve de ser retomado para controlar a crise nas cozinhas brasileiras; de acordo com pesquisa da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) o uso de restos de madeira como fonte de energia aumentou 1,8% em 2020 frente a 2019.

Com o aumento, a lenha tornou-se a segunda fonte de energia mais usada nas cozinhas brasileiras, representando 26,1% de participação. O gás, em terceiro, hoje tem a participação estimada em 24,4% dos lares, ambos perdendo a liderança para a eletricidade. O gás esteve na frente da lenha até o ano de 2017.

Em âmbito de comparação, 80% dos lares brasileiros usavam lenha para aquecimento e cozinhar até 1970, sendo o líder nacional de fonte energética. Porém, a expansão da eletricidade e produção do gás liquefeito de petróleo (GLP) resultaram na transição para métodos mais modernos.

A diminuição do uso de tais métodos é classificada com lástima por Rodrigo Leão, pesquisador do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep) à CNN Brasil.

"Com o avanço tecnológico, o carvão e, depois, o petróleo e o gás assumiram a dianteira como fonte de energia. O avanço da lenha no Brasil representa um retrocesso em 200 anos”.
Brasil gás economia crise cozinha fogão Finanças lenha

Leia também

Artista brasileiro mostra como estaria Ayrton Senna atualmente se estivesse vivo


Senna: Os 3 sonhos não realizados de Ayrton


Fotos e entrevistas: Especial relembra os 30 anos sem Ayrton Senna


Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Em Ímola, fãs se reúnem e prestam homenagens em estátua de Ayrton Senna