O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Getty Images
Lula

Lula e presidente argentino defendem criação de moeda comum sul-americana

Em artigo divulgado nesta segunda-feira, 23, os chefes de Estado também defenderam o fortalecimento do Mercosul

Giovanna Gomes Publicado em 23/01/2023, às 09h22

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, que chegou ontem a Buenos Aires, assinou um artigo junto ao presidente argentino, Alberto Fernández, o qual defende o desenvolvimento de uma moeda comum sul-americana para uso comercial.

"Pretendemos superar barreiras às nossas trocas, simplificar e modernizar regras e incentivar o uso de moedas locais. Também decidimos avançar nas discussões sobre uma moeda comum sul-americana que possa ser utilizada tanto para fluxos financeiros quanto comerciais, reduzindo os custos de operação e diminuindo a nossa vulnerabilidade externa", diz o texto, que foi reproduzido pelo site Perfil.

Segundo informações da agência de notícias Reuters, a ideia já havia sido levantada pelo atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad e pelo secretário-executivo do ministério, Gabriel Galípolo, em artigo escrito no ano passado. O tema, inclusive, chegou a ser citado por Lula durante sua campanha.

De acordo com a fonte, a visita à Argentina marca o retorno do Brasil à Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), da qual o país havia saído em 2019, por ordem do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Defesa do Mercosul

No texto, ambos os chefes de Estado ressaltam a necessidade de uma boa relação entre Argentina e Brasil a fim de promover a integração regional. Eles também fazem uma defesa enfática do Mercosul e da necessidade dos acordos fechados em conjunto.

"Juntamente com os nossos sócios, queremos que o Mercosul constitua uma plataforma para a nossa efetiva integração ao mundo, por meio da negociação conjunta de acordos comerciais equilibrados e que atendam aos nossos objetivos estratégicos de desenvolvimento", escreveram os líderes.

Argentina presidente Bolsonaro Lula Mercosul moeda comum

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência